Séries

Os Simpsons é criticado por piada com termo canadense ofensivo

Os Simpsons novamente chacoalhou gaiolas com a exibição de seu mais recente episódio nos EUA. Agora, a polêmica veio com o uso do termo “Newfie” no episódio “D’Oh Canada”, centrado no vizinho nortista dos EUA.

Na cena, Lisa Simpson pergunta a um grupo de adolescentes canadenses se eles respeitam todos da mesma forma. Um deles diz que sim, mas “com exceção dos Quebecs e dos Newfies. Newfies idiotas!”.

“Newfie” é um termo que se refere aos habitantes de Newfoundland, mas traz uma conotação ofensiva da década de 40. É um termo que trata os habitantes da província canadense como idiotas, e seu uso no episódio acabou gerando polêmica nas redes sociais.

“Eu odeio esse termo para alguém de Newfoundland. Sugere alguém não inteligente e que é motivo de piada. Eu não julgo a população de Newfoundland por usá-la como marca de orgulho e até piada. Mas usos como Os Simpsons ainda provam que conota uma descrição antiquada e imprópria de nós”

“Eu acho que independente do termo Newfie, o ‘idiota’ foi ofensivo e mal intencionado, além de nem ter sido engraçado. Bater na bebê morsa? Sério. O humor dos Simpsons geralmente é inteligente, mas isso foi cruel”

No fim do ano, a Disney+ terá todas as 30 temporada de Os Simpsons a partir de seu dia de lançamento, marcado para 12 de novembro nos EUA.

Atualmente, Os Simpsons está em exibição da sua 30ª temporada na Fox.

Escolha o Streaming e tenha acesso aos lançamentos, notícias e a nossas indicações do que assistir em cada um deles.