Séries

Biorrobôs de Chernobyl eram reais? Descubra o que aconteceu

Cuidado! Pode conter SPOILERS de Chernobyl!

A série Chernobyl, da HBO, está aterrorizando espectadores com a história do que aconteceu após o desastre nuclear de 1986, na antiga União Soviética. No quarto episódio, The Happiness of All Mankind, os biorrobôs chamaram atenção dos fãs do seriado.

Os biorrobôs eram pessoas usadas na remoção dos restos radioativos de Chernobyl. Logo, os espectadores começaram a se perguntar se isso é verdadeiro. A resposta é que isso realmente aconteceu.

Na fase de limpeza do desastre, as autoridades tentaram usar robôs, como STR-1, Mobot, German MF-2 e MF-3, mas nem todos funcionavam bem e alcançavam todas as áreas. Assim, pessoas começaram a ser contratadas para o serviço, como tirar restos radioativos de telhados.

No livro Chernobyl: Confessions of a Reporter, o escritor Igor Kostin relata que os responsáveis por gerenciar a crise pegavam pessoas de meia-idade para o serviço. Além disso, esses faxineiros radioativos permaneciam por pouco tempo nos locais.

Os uniformes, por exemplo, eram usados apenas uma vez e depois eram descartados. Estima-se que 3,828 biorrobôs foram usados para essa fase da operação.

Em 26 de abril de 1986, uma explosão na planta nuclear de Chernobyl ficaria marcada como um dos maiores desastres causados pela ação humana da história. A série mostra equipes que trabalharam para conter a ameaça radioativa.

Stellan Skarshard é Boris Shcherbina, ministro da energia soviético na época; Emily Watson é Ulana Khomyuk, uma cientista que ajuda a conter e investigar o desastre; e Jared Harris é Valery Legasov, líder da mesma investigação.

Craig Mazin (O Caçador e a Rainha do Gelo) escreve a minissérie de cinco episódios. Johan Renck (Distúrbios do Prazer) dirige.

Chernobyl está em exibição na HBO.

Escolha o Streaming e tenha acesso aos lançamentos, notícias e a nossas indicações do que assistir em cada um deles.