A minissérie Chernobyl, da HBO, traz em ficção o que aconteceu no desastre nuclear de 1986, na antiga União Soviética. A produção explora o verdadeiro horror que aconteceu no fato que marcou a humanidade. 

Até por isso, fãs estão afirmando que a série é, na verdade, um terror. Os espectadores podem notar como Chernobyl foi bem pior do que era acreditado. 

Para lidar com tantas informações, a internet encontrou a sua maneira única de mostrar que está ligada na minissérie. Os fãs, claro, começaram a criar memes. 


Confira abaixo. 

“Eu depois de assistir Chernobyl”, publicou um fã, vestido como se estivesse em uma usina nuclear. 

“‘Você não vê o grafite no chão porque não está lá’ – Mude a minha mente”, diz a imagem publicada por outro, ironizando o personagem vivido por Paul Ritter.

Outro fez uma paródia de Os Simpsons para resumir os fatos. “Pode nos explicar o que aconteceu, jovem?”, pede o representante do governo. “Bem, basicamente pegamos o planeta e explodimos com reatores. Mas, esse medidor incapaz está nos dando a radiação de 0,0001 Roentgens por segundo, o que não é ruim”, responde o funcionário vivido por Paul Ritter. “Concordo. Sem crise”, finaliza o meme, de forma bem irônica. 

“‘Quantos anos você tem?’, para resposta, ’25′”, imagina um fã, com a foto de um desenho de um esqueleto. 

“Os memes de Chernobyl começaram”, publicou mais uma, mostrando um diálogo imaginário. “Você está me dizendo que o núcleo do reator explodiu?”, para resposta de, “Sim, explodiu”, como se fosse uma discussão comum. “Então me diga como explodiu?”, a conversa segue. “Eu não sei, mas explodiu”, vem a resposta com uma cadeira voando. “Não, não explodiu”, finaliza o meme.

“O núcleo explodiu, vamos”, afirma a pomba de mais um meme. “Água no núcleo”, grita o personagem de Paul Ritter. “Ele está louco, consigam um hospital para ele”, ironiza a pomba.

Em 26 de abril de 1986, uma explosão na planta nuclear de Chernobyl ficaria marcada como um dos maiores desastres causados pela ação humana da história. A série mostra equipes que trabalharam para conter a ameaça radioativa.

Para mais informações sobre séries, acesse o Observatório de Séries.

Stellan Skarsgard é Boris Shcherbina, ministro da energia soviético na época; Emily Watson é Ulana Khomyuk, uma cientista que ajuda a conter e investigar o desastre; e Jared Harris é Valery Legasov, líder da mesma investigação.

Craig Mazin (O Caçador e a Rainha do Gelo) escreve a minissérie de cinco episódios. Johan Renck (Distúrbios do Prazer) dirige.

Chernobyl está em exibição na HBO.