Chernobyl é uma das séries mais elogiadas da HBO dos últimos anos, mas trouxe um questionamento para o público: por que o elenco fala com sotaque inglês, e não russo?

Durante o podcast oficial da série na HBO, o showrunner e roteirista Craig Mazin justificou essa decisão para manter a integridade das performances.

Mazin afirma que a produção experimentou ter o elenco fazendo sotaque russo, mas que o resultado acabou caricatural, e que desviava o foco do trabalho dos atores e atrizes. Dessa forma, Mazin e a HBO optaram por não usar sotaque russo.


Em 26 de abril de 1986, uma explosão na planta nuclear de Chernobyl ficaria marcada como um dos maiores desastres causados pela ação humana da história. A série mostrará equipes que trabalharam para conter a ameaça radioativa.

Stellan Skarshard será Boris Shcherbina, ministro da energia soviético na época; Emily Watson será Ulana Khomyuk, uma cientista que ajuda a conter e investigar o desastre; e Jared Harris será Valery Legasov, líder da mesma investigação.

Craig Mazin (O Caçador e a Rainha do Gelo) escreve a minissérie de cinco episódios. Johan Renck (Distúrbios do Prazer) dirige.

Chernobyl está em exibição na HBO.