Em participação no programa do Seth Meyers, Jared Harris, que interpreta Valery Legasov em Chernobyl, falou sobre o que lembra da época do desastre nuclear.

“Lembro disso muito bem”, disse Harris. “Eu estava vivendo em Londres e estava em todas as notícias. Só tinham quatro canais de TV naquela época e um deles só mostrava a grama crescendo de tarde, literalmente, a grama crescendo, a BBC 2”.

“Mas eles estavam nos alertando sobre a nuvem. Tinha essa nuvem radioativa que estava carregando as partículas sendo liberadas do reator e eles estavam acompanhando-a e estava causando doenças devastadoras em Belarus, Ucrânia, Alemanha e partes da Suécia. Eles estavam acompanhando a nuvem enquanto ela se aproximava da Inglaterra, nos alertando para não sair de casa durante a chuva e não podíamos beber leite e eles mataram um monte de animais que comiam grama, eles tiveram de matar esses animais. Sim, eu lembro disso muito bem”, continuou o ator.


Foi justamente essa dispersão da radioatividade que fez o mundo descobrir sobre Chernobyl, já que a extinta URSS estava tentando ocultar o incidente.

Todos os episódios de Chernobyl já estão disponíveis na HBO GO.