Séries

Descobrimos quem pode matar Alpha em The Walking Dead - e não é Negan

A décima temporada de The Walking Dead revelou a maior fraqueza de Alpha, sugerindo que não será Negan quem a matará, mas sua filha, Lydia. A série nunca foi contra a mudança de eventos dos quadrinhos, seguindo um caminho mais original.

Esta mudança em especial pode fazer bastante sentido. Lydia matando Alpha se encaixaria muito bem à história da série.

Esta temporada de The Walking Dead mostra os sobreviventes em uma Guerra Fria com os Sussurradores, ambos esperando o outro lado fazer uma jogada. O momento acontece na estréia da décima temporada, quando um satélite em colapso e o incêndio florestal resultante forçam os sobreviventes a atravessar a fronteira para o território dos Sussurradores.

Não é a primeira vez que eles cruzam a fronteira, mas desta vez Alpha descobre, vendo Carol em uma cordilheira enquanto as duas se olham ameaçadoramente. A guerra está prestes a começar, mas sua configuração já está diferente dos quadrinhos de The Walking Dead.

Por que Negan mata Alpha nos quadrinhos

Nos quadrinhos de The Walking Dead, Negan é quem acaba matando Alpha, mas a série não recriou as mesmas circunstâncias que levaram Negan a matar Alpha nos quadrinhos. Isso se deve em parte à própria natureza da adaptação do programa, especialmente porque não há mais Rick Grimes por lá.

Durante o arco dos Sussurradores nos quadrinhos de The Walking Dead, Negan escapa de sua prisão em Alexandria e procura os Sussurradores. A princípio, Negan se une aos vilões com a intenção de matar Alpha para tomar sua liderança e se vingar de Rick.

Não demora muito, no entanto, para Negan perceber que não é provável que isso aconteça, e quanto mais ele aprende sobre os Sussurradores, mais ele fica perturbado. Em particular, Negan fica enojado com a recusa de Alpha de intervir na tentativa de estupro de uma jovem por outros Sussurradores, com ela acreditando que fazer isso apenas promoveria a fraqueza.

Negan para o ataque com suas próprias mãos, mas isso leva a uma enorme discussão, e ao saber que Alpha até permitiu que sua própria filha fosse estuprada, Negan corta a garganta de Alpha e a decapita. Negan traz a cabeça de Alpha de volta para Rick como forma de ganhar sua confiança, e é só depois disso que Negan recebe lentamente mais e mais privilégios em Alexandria.

Toda a jornada de Negan com os Sussurradores é motivada por seus pensamentos sobre Rick, primeiro com vingança e depois em busca de perdão. E embora não seja impossível para The Walking Dead recriar um cenário semelhante, Negan já experimentou uma transformação ao longo da nona temporada, na qual os moradores de Alexandria começaram a confiar nele.

Qualquer motivação para Negan matar Alpha agora precisaria ser diferente. É por isso que, no caso da série de The Walking Dead, faria mais sentido que outra pessoa matasse a vilã.

Lydia é a maior fraqueza de Alpha

O segundo episódio da décima temporada de The Walking Dead explorou mais histórias de Alpha, Lydia e Beta. Ao fazer isso, explicou como Alpha e Beta formaram sua estranha parceria e criaram os Sussurradores.

Mas o episódio também destaca as inconsistências dentro de Alpha, e como ser mãe é o último pedaço de sua humanidade que ela não pode perder. Amar a filha é a única fraqueza de Alpha.

Na série de The Walking Dead, é muito claro que Alpha ama sua filha e ela luta para suprimir esses sentimentos, a fim de respeitar seu próprio código de Sussurradora. Essa disparidade entre o amor de Alpha por sua filha e sua sombria visão de mundo se reflete primeiro no passado, com flashbacks de Alpha mantendo Lydia viva a todo custo, e depois novamente no presente, com Alpha não esquecendo seu amor por Lydia.

Quando Alpha é atacada pela mãe que ela forçou a abandonar seu bebê na última temporada, ela é salva pela irmã dessa mulher, que a mata para protegê-la. Alpha mais tarde batiza aquela mulher de Gamma em uma cerimônia em que ela anuncia: “Somos mais fortes quando matamos os nossos.”

Essas são as mesmas maneiras de pensar que levaram Alpha a ordenar que a mãe abandonasse seu bebê, mas é um modo de vida que nem a própria Alpha parece seguir. Ela mentiu para Beta e os outros Sussurradores sobre matar Lydia, e mesmo que pareça se comprometer com o código Sussurrador, essa é uma linha que não vai cruzar.

Amar a filha é a parte de si mesma que Alpha parece não conseguir perder. É por isso que, em vez de punir a mãe no início do episódio, ela a conforta, simpatizando com a dor de perder um filho.

Fazer isso também é o que permite à mesma mãe atacar Alpha posteriormente, já sugerindo como qualquer compaixão é uma fraqueza para Alpha. E é por isso que, quando confrontada com Lydia novamente, Alpha não será capaz de matar sua filha, novamente se deixando aberta ao ataque – desta vez pela própria Lydia.

Por que Lydia vai matar Alpha na série

Lydia é uma forte candidata a matar Alpha em The Walking Dead porque, como filha, Lydia é a única fraqueza de Alpha. Se há alguém que consegue pegar Alpha desprevenida, é Lydia.

The Walking Dead certamente está tentando convencer o público de que a ação será feita por Daryl ou mesmo por Carol, mas Lydia tem mais razões para querer Alpha morta. Seria bem surpreendente, também.

Lydia é uma vítima do abuso de sua mãe, tanto verbal quanto fisicamente. Vemos isso tanto na forma como as memórias de infância de Lydia são distorcidas por Alpha, quanto no que realmente aconteceu quando Lydia começa a se lembrar das coisas corretamente.

Alpha pode amar sua filha, mas é um tipo controlador de amor que não permite que mais ninguém compartilhe dele – incluindo o pai de Lydia, que Alpha assassinou logo após o início do surto. Só isso já é motivo suficiente para Lydia querer a mãe morta, mas somando com os anos de abuso, é fácil ver como Lydia tem mais motivos do que a maioria para matar Alpha.

Não apenas Lydia matando Alpha faz sentido como um ato de vingança por seu pai, mas Lydia também alcançaria o que Negan conseguiu nos quadrinhos: ganhar a confiança dos outros sobreviventes. No momento, muitos em Alexandria e outras comunidades ainda temem que Lydia seja algum tipo de espiã dos Sussurradores.

Matar a líder dos Sussurradores provaria para muitos que Lydia realmente é muito leal. Mesmo sendo sua mãe.

Seria um arco satisfatório para a décima temporada de The Walking Dead. Lydia como uma personagem que já é mais fortemente desenvolvida do que sua versão dos quadrinhos e como quem matou Alpha, sua própria mãe, para que se libertasse de um passado doloroso.

A décima temporada de The Walking Dead exibe novos episódios aos domingos. No Brasil, a série é exibida pela Fox.

Sair da versão mobile