Séries

Star Wars: Beyoncé é o motivo por você não poder comprar o Bebê Yoda

Em uma surpreendente reviravolta dos acontecimentos, foi revelado que Bebê Yoda foi mantido em segredo graças a Beyoncé e Donald Glover. Bebê Yoda é o apelido amplamente adotado para o personagem conhecido como “a Criança” na série Star Wars: The Mandalorian, que roubou o coração dos fãs desde o primeiro episódio.

Star Wars: The Mandalorian estreou no início deste ano e Bebê Yoda roubou a cena. De fato, o Bebê Yoda ficou tão conhecido que o CEO da Disney, Bob Iger, disse que a popularidade superou as expectativas da empresa por “uma ampla margem”.

Esta pode ser uma das razões pelas quais a Disney demorou a comercializar o personagem, com o lançamento da maioria dos brinquedos licenciados de Bebê Yoda ficando para 2020.

As notícias da conexão entre Bebê Yoda, Donald Glover e Beyoncé foram publicadas no Hollywood Reporter. No artigo, o criador da série de Star Wars, Jon Favreau, explicou que foi uma conversa que ele teve com o ator Donald Glover durante a criação de O Rei Leão que o ajudou a convencê-lo a manter Bebê Yoda em segredo como a melhor estratégia.

“Estávamos conversando sobre música e cultura pop e ele estava dizendo que o que as pessoas realmente gostam agora é de se surpreender, porque isso não acontece muito. Quando Beyoncé fazia um álbum, ela o colocava on-line e todo mundo reagia. Só divulgá-lo estimulou uma conversa que se tornaria mais viral e traria uma atenção mais genuína do que qualquer marketing.”

Segredo bem guardado

Certamente é verdade que artistas como Beyoncé capitalizaram o marketing viral para criar fervor ao consumidor. Seu álbum de 2016, Lemonade, foi lançado exclusivamente no Tidal, que gerou um enorme tráfego para o serviço de streaming.

Parece que Donald Glover sugeriu a Jon Favreau que Star Wars: The Mandalorian deveria fazer algo semelhante com Bebê Yoda. Em vez de comercializar o personagem antes do lançamento, ele sugeriu que ele deveria colocá-lo “on-line”, essencialmente permitindo que os espectadores fizessem o marketing eles mesmos.

A estratégia pareceu funcionar muito bem até que os GIFs do Bebê Yoda foram removidos em massa da Internet, no entanto, eles foram restaurados desde então.

Por enquanto, a Criança continua sendo uma luz brilhante em um mundo galáctico de outra forma sombrio, embora muitos tenham teorizado uma virada sinistra iminente envolvendo Bebê Yoda. Não importa o que o futuro reserva para a criatura, é certo que Jon Favreau e a equipe da Disney realizaram uma façanha milagrosa em manter o personagem em segredo, mas quem sabe se isso seria possível se não fosse por Beyoncé e Donald Glover.

A primeira temporada de Star Wars: The Mandalorian está no Disney+, que ainda não foi lançado no Brasil.

Escolha o Streaming e tenha acesso aos lançamentos, notícias e a nossas indicações do que assistir em cada um deles.