Séries

Vikings é a melhor série histórica da Netflix - aqui está a prova

Contém spoilers!

Na primeira parte da temporada final de Vikings, Lagertha (Katheryn Winnick) foi assassinada por um problemático Hvitserk (Marc Ilso). Hvitserk, que estava iludido com estresse pós-traumático, confunde Lagertha com seu irmão malvado Ivar (Alex Hogh Andersen) e a mata.

Os espectadores acharam o funeral dela correto? Eis como os funerais vikings realmente aconteceram.

Em um dos episódios, os fãs de Vikings veem toda a população de Kattegat se reunindo para o funeral de Lagertha.

Seus amigos íntimos Torvi (Georgia Hirst) e Gunnhild (Ragga Ragnars) exigem que ela tenha uma despedida inesquecível e luxuosa devido à sua reputação corajosa e independente.

No episódio dramático, uma das donzelas escudeiras de Lagertha se sacrifica de bom grado para acompanhar Lagertha em sua jornada para Valhalla.

Ela é esfaqueada no estômago pelo Anjo da Morte durante uma cerimônia especial.

O corpo de Lagertha é colocado em uma cama coberta de peles no meio de um barco de madeira na água gelada.

O barco é adornado com belas guirlandas de flores e vários animais, incluindo cavalos, são mortos como sacrifícios aos deuses.

Suas colegas disparam flechas flamejantes no barco para acendê-lo, e ela é puxada para o mar.

Enquanto o barco afunda, Lagertha é vista afundando mais fundo na água congelada, até que ela supostamente se reúne com o marido Ragnar Lothbrok (Travis Fimmel).

Foi o funeral mais luxuoso que a série já mostrou – mas é preciso?

Fidelidade ao que acontecia

Segundo o History, o canal para o qual o programa foi escrito, os funerais nórdicos incluíam barcos como símbolo.

O site do History diz: “Na mitologia nórdica, os barcos simbolizavam a passagem segura para a vida após a morte, por isso desempenharam um papel fundamental nos ritos funerários.”

“Alguns túmulos foram construídos para se parecer com barcos, com pedras usadas para delinear a forma do barco. Para outros noruegueses de alto escalão, as honras foram um passo além e foram enterradas com seus barcos de verdade.”

Com Lagertha sendo a donzela escudeira mais famosa do mundo, ela mereceria esse tipo de ritual.

No entanto, o site questiona se os barcos foram realmente enviados para o mar, o que significa que essa cena do funeral pode ter sido dramatizada em excesso.

O site diz: “Mas, contrariamente à crença popular, os barcos funerários raramente eram enviados para o mar, provavelmente porque o custo de construção desses lendários barcos longos era proibitivo.”

“Portanto, é improvável que existam muitos barcos que foram zarpados e depois incendiados por flechas de fogo disparadas das margens.”

Os amigos de Lagertha são vistos deixando seus objetos pessoais como presentes. Essa parte do ritual é de fato precisa, como explica o History.

Homenagens e presentes geralmente igualavam o valor ao status de morto do viking. No caso de Lagertha, seus presentes eram principalmente jóias bonitas.

A sexta temporada de Vikings está em hiato. A Netflix conta com todos episódios da primeira parte do ano final.

Escolha o Streaming e tenha acesso aos lançamentos, notícias e a nossas indicações do que assistir em cada um deles.