ALERTA DE SPOILERS

Better Call Saul está apenas a alguns passos da linha do tempo de Breaking Bad, e a quinta temporada reintroduziu rostos ainda mais reconhecíveis.

Dean Norris retornou como o indomável Hank Schrader, acompanhado por seu fiel parceiro “Gomie”, e a dupla da DEA está investigando as conexões de Krazy-8 com a família Salamanca – eventos diretamente relacionados à primeira temporada de Breaking Bad.


Mais importante ainda, o próprio Jimmy agora está profundamente integrado no submundo do crime.

No entanto, o episódio “Wexler v. Goodman” da temporada 5 de Better Call Saul incluiu outra conexão mais sutil ao mundo de Breaking Bad.

Retorno

O enredo de Mike no episódio encontra o personagem de Jonathan Banks totalmente no emprego de Gus Fring e tentando se livrar das Salamancas por todos os meios necessários, especificamente o astuto e formidável Lalo.

O plano de Mike é ajudar as autoridades a conectar a morte de Fred no final da 4ª temporada a Lalo, e o ex-policial consegue isso manipulando uma testemunha e depois se infiltrando na delegacia para adulterar seus arquivos.

Mike descobre que o detetive responsável pelo caso é um Tim Roberts, que aparece no episódio interpretado por Nigel Gibbs.

Como os fãs de Breaking Bad devem se lembrar, essa não é a primeira aparição de Gibbs no universo de Vince Gilligan. O detetive Roberts fez aparições esporádicas nas temporadas 2 e 4 de Breaking Bad, aparecendo como um aliado da polícia de Hank na investigação de Heisenberg.

Roberts primeiro examina o desaparecimento de Walt, enquanto ele e Jesse estão presos com Tuco Salamanca e depois prendem Marie por roubar.

Na quarta temporada de Breaking Bad, o detetive Roberts assume um papel de liderança no caso Heisenberg, acreditando que Gale é o famoso fabricante de drogas e entrevistando Gus Fring ao lado de Hank.

Infelizmente, o detetive Roberts não se cobre de muita glória e é frequentemente enganado pelos criminosos mais sofisticados de sua jurisdição.

É uma continuidade pura ter o detetive Roberts investigando o assassinato de Fred em Better Call Saul, pois destaca sua proximidade com a operação de drogas da qual Walt acabará se tornando uma parte essencial.

A recente aparição parece precursora de seu trabalho posterior com Hank em Breaking Bad, despertando seu interesse no caso.

Ver Roberts nas costas de Lalo também reforça o quão perto o spin-off está de Breaking Bad e adiciona outro personagem familiar ao caldeirão de Albuquerque, com apenas uma temporada e meia de Better Call Saul restantes.

A 5ª temporada de Better Call Saul estreou em 23 de fevereiro na Netflix. Um episódio inédito vai ao ar por semana.