Contém spoilers!
The Walking Dead revelou o culpado secreto por trás da saída da cadeia de Negan (Jeffrey Dean Morgan) no episódio 12 da décima temporada, “Walk With Us”. Depois de passar oito anos como o único prisioneiro de Alexandria, Negan foi solto enquanto aguardava uma votação sobre o seu destino no episódio 4 da décima temporada, “Silence the Whisperers”, em que um Negan não enjaulado matou acidentalmente Margo (Jerri Tubbs) ao resgatar Lydia (Cassady McClincy) de uma violenta emboscada.
O fugitivo Negan, recebendo sua jaqueta de couro e uma réplica do bastão de beisebol Lucille do fanboy Brandon (Blaine Kern III), depois atravessou o território dos Sussurradores e aparentemente prometeu sua lealdade a Alpha (Samantha Morton).
Depois de participar do ataque ardente a Hilltop que deixou a colônia em ruínas, Negan mascarado é enviado por Beta (Ryan Hurst) para reunir os zumbis e se juntar ao exército de mortos-vivos de Alpha. “Não tenho tudo o que quero”, diz Alpha, referindo-se à filha Lydia, que se recusou a matar a mãe e ocupar o lugar de líder da matilha.
Os mortos “não param até que eu a traga para casa para você”, rosna o fiel seguidor Beta (Ryan Hurst), prometendo enviar o exército de zumbis atrás dos sobreviventes que abrigavam Lydia. Mas ela foi vista e arrebatada pela primeira vez por Negan, que diz a Alpha que “encontrou aquela coisa” que ela estava procurando.
Trazendo Alpha para um barraco na floresta, Negan leva Alpha em direção a sua filha. “Lydia foi feita para isso. Para ser livre”, diz ela. “Comigo.” Quando Negan observa que ela ainda ama sua filha, Alpha diz a ele: “Eu tenho que fazer isso porque eu a amo. Ela sempre será meu bebê.”
A reviravolta
Aproximando-se para a matança, Alpha fica perplexa ao encontrar um barraco vazio. Lydia está em outro lugar, longe de sua mãe, que percebe tarde demais que foi atraída para uma armadilha.
Negan corta a garganta de Alpha, segurando-a enquanto ela sangra e morre.
Carregando um saco ensanguentado pela floresta, Negan joga seu conteúdo como uma bola de boliche. A cabeça reanimada e decapitada de Alpha rola, parando aos pés de Carol (Melissa McBride), que diz a ele: “Demorou o suficiente.”
Essa aliança secreta marca a primeira vez que vimos Carol e Negan interagindo na tela. Soltar Negan da cadeia foi, afinal, parte do plano de Carol para matar Alpha.
A décima temporada de The Walking Dead continua em exibição.