Séries

Fãs de Vikings piram com revelação surpreendente sobre Lagertha

A mal-humorada Lagertha se tornou a favorita dos fãs no início de Vikings, quando ela demonstrou determinação para não deixar que o adultério de Ragnar a vencesse.

No início da série, ela decidiu deixar Ragnar, que fora infiel a ela e prometeu começar uma nova vida, mantendo-se leal à sua família.

Ela e Ragnar ainda tinham um profundo amor um pelo outro, e ela voltou para apoiá-lo no campo de batalha em várias ocasiões.

Um dos momentos mais emocionantes da série foi durante o funeral de Lagertha, quando ela se reuniu com o marido, morto por cobras venenosas.

Os fãs assistiram com lágrimas nos olhos enquanto o corpo dela pousava no fundo do oceano, ao lado de uma escultura de Ragnar esculpida na areia – uma metáfora do amor eterno.

A história real

Diz a lenda que a verdadeira Lagertha era, de fato, uma serva viking e era a governante da Noruega. As lendas confirmam que ela já foi a esposa do famoso rei viking, Ragnar Lodbrok.

No entanto, de acordo com textos mais modernos, foi sugerido que ela não era uma figura histórica, mas sim um reflexo de histórias sobre mulheres guerreiras vikings.

Sua história é registrada em Gesta Danorum, que é uma obra da história dinamarquesa pelo historiador cristão Saxo Grammaticus.

A história diz que Lagertha ajudou Ragnar a vingar seu avô Siward, que havia sido morto durante uma invasão, e foi assim que os dois se conheceram.

Ragnar ficou impressionado com sua coragem e bravura na batalha e ele ganhou a mão dela lutando contra animais que a guardavam em casa.

No entanto, depois de retornar à Dinamarca para lutar uma guerra civil, Ragnar se divorciou de Lagertha para se casar com Thora Borgarhjört, filha do rei da Suécia.

Mais tarde, ele foi confrontado com outra batalha e Lagertha, que ainda o amava, veio apoiá-lo com 120 navios – essa conexão eterna entre os dois é reconhecida na série Vikings.

Segundo Saxo, Ragnar teve um filho chamado Fridleif com Lagertha, além de duas filhas cujos nomes não foram registrados. Os fãs da série podem se surpreender ao ouvir que não há menção de Bjorn ser um dos filhos de Lagertha.

Textos históricos confirmam que Bjorn era filho de Ragnar, e ele era o lendário rei da Suécia em seu auge.

De acordo com a saga islandesa de Fornaldar do século 14, foi revelado que Bjorn era realmente filho de Aslaug, com quem Ragnar trai Lagertha durante a série.

A saga mencionou seus três irmãos – Hvitserk, Ivar, e Sigurd –  no entanto, não há menção ao irmão Ubbe.

O texto diz: “Ragnar casou-se com Aslaug, a quem alguns chamam Randalin. Eles tiveram quatro filhos. Ivar era o mais velho, depois Bjorn, depois Hvitserk, depois Sigurd”.

Na série, as idades são muito diferentes, pois Bjorn é de fato o mais velho dos filhos, com Ivar sendo o mais novo.

Os episódios de Vikings estão disponíveis no Brasil através da Netflix.

Escolha o Streaming e tenha acesso aos lançamentos, notícias e a nossas indicações do que assistir em cada um deles.