A série Vis a Vis foi cancelada após a quarta temporada. A decisão não veio da Netflix, porque apesar de o seriado aparecer como original do serviço de streaming em países como o Brasil, a produção na verdade era do canal espanhol Antena 3.

Este foi o canal, aliás, que deu início a La Casa de Papel, um programa de grande sucesso ao redor do mundo na Netflix. Ambos os seriados são até do mesmo criador: Álex Pina.

O que acontece é que, apesar do cancelamento, a série curiosamente vai continuar. O que começou como um derivado, na verdade, se transformou em uma continuação.


O projeto derivado

No fim de 2019, a Fox da Espanha encomendou um derivado da série, chamado Vis a Vis: El Oasis, trazendo as personagens Macarena (Maggie Civantos) e Zulema (Najwa Nimri) de volta. A atriz Maggie Civantos até comentou sobre a novidade.

“Na série original nós conhecemos uma Macarena em evolução, revoltada emocionada, despedaçada… Agora quero uma outra Macarena. Espero que ela tenha uma personalidade muito mais determinada. Já vimos seu crescimento, então gostaria de vê-la como ela é agora, mais concretamente”, disse ela à revista Woman.

As gravações aconteceram em 2019 e a estreia ocorreu em abril deste ano. No entanto, uma mudança de perspectiva aconteceu em relação à narrativa.

Continuação da trama

Em uma atualização recente, a Fox da Espanha anunciou que, na verdade, Vis a Vis: El Oasis não é considerada uma série separada, como ocorre com a maioria dos derivados da TV. Trata-se de uma continuação literal da série original, ou seja, meio que vai servir como a quinta temporada que nunca aconteceu.

A trama seguirá o salto de 12 anos após a história original, e os fãs verão mais sobre o que aconteceu com as personagens principais durante este período. Macarena e Zulema se tornaram assaltantes parceiras que roubaram joalherias, cassinos e bancos por anos, e perto da hora de se separarem, elas armam um grande assalto.

O assalto envolve tirar uma tiara de diamantes da filha de um importante traficante mexicano. Como é algo trabalhoso, uma ajuda extra será necessária.

Mais detalhes não foram revelados e, até o momento, não está claro se Vis a Vis: El Oasis será distribuída pela Netflix no Brasil, mas dados os direitos da série original, parece provável que isso aconteça. Mais abaixo, você pode dar uma olhada no trailer oficial de Vis a Vis: El Oasis.

Na Espanha, Vis a Vis: El Oasis foi lançada em 20 de abril. Ainda não há data de lançamento no Brasil.