Contém grandes spoilers!

Desde o início do drama adolescente espanhol da Netflix Control Z, os espectadores são levados a acreditar que o pai da protagonista Sofia Herrera (Ana Valeria Becerril) está morto. Flashbacks esporádicos de uma Sofia muito mais nova gritando com o que parece chamas ardentes vêm e vão.

Está quase estabelecido que seu pai está morto até que o hacker que expõe os segredos de todos mande fotos de sua reunião com um homem adulto de meia-idade do lado de fora de um bar local. Dado o grande choque, confirma-se que este homem é de fato o pai de Sofia.


Mas como ele voltou? Onde ele esteve todos esses anos?

Mais importante, o que acontece com o vínculo deles depois que seu colega de classe Raul (Yankel Stevan) consegue chantageá-lo mais uma vez? Essas são as perguntas que a temporada de estreia nos deixa.

Quando encontramos Sofia, é evidente que ela não gosta de tolerar a mãe nem um pouco. Ela preferia a companhia do pai – tornada mais óbvia pela maneira com que lembra com carinho cada vez que ela precisa dizer às pessoas que ele está morto.

Mas várias cicatrizes profundas e cortes em seus braços também indicam que a morte de seu pai e suas consequências são traumáticas o suficiente para Sofia sucumbir ao dano próprio; isso é até o episódio 7, onde, graças a Raul, vemos a razão por trás das cicatrizes de Sofia.

Tudo começou com o abuso verbal, emocional e físico do pai de Raul em relação a ele por pequenos incidentes. Quando Raul tirou algumas fotos com o dinheiro de seu pai, Bruno, o técnico da escola, invadiu seu telefone e o chantageou por dinheiro.

Isso foi seguido por uma reunião sem chance com Sofia no telhado da escola, levando Raul a perceber o quão falsa e miserável era a dupla existência de seus colegas, exceto a de Sofia. Então, ele decidiu procurar a ajuda de Bruno e invadiu o telefone de Sofia para obter informações sobre ela, e quando ele se depara com a tragédia da morte de seu pai, decide brincar um pouco com a situação.

O misterioso pai de Sofia

Nunca foi divulgado explicitamente no programa, mas é bem possível, no entanto, que Raul tenha estimulado o pai de Sofia a voltar à sua vida uma década inteira depois, isso também em segredo. O choque de descobrir que ele está vivo e acabou de desaparecer e abandoná-la ataca Sofia e ela sofre um colapso que a envia para a unidade psiquiátrica.

Seus colapsos explicam as cicatrizes, mas não descobrimos exatamente por que o pai de Sofia ficou longe todos esses anos. Ou por que ele fingiu estar morto, aliás.

Só quando Raul fica impaciente em chamar a atenção de Sofia e começa a chantageá-la com fotos dela conhecendo seu pai é que algumas respostas surgem.

Apesar das garantias de que ela encontrará o cara, o pai de Sofia teme que ele vá direto para a prisão. Considerando que a família teve um funeral e fechou o caixão para ele, suas preocupações são válidas.

Mas é somente quando Raul pessoalmente o chantageia com seu nome real que ele desaparece mais uma vez. Como isso não incomoda Sofia ou ela lida com isso com tanta facilidade é novamente algo que o programa não explora.

Também não descobrimos o que o pai dela faz que exige que ele abandone e desapareça com tanta indiferença. Claro que ele tem uma nova identidade agora, mas isso é tudo?

Ou ele está envolvido em algo muito pior que Sofia não será capaz de suportar? Apenas uma segunda temporada pode dizer!

A primeira temporada de Control Z está disponível na Netflix.