Criador não quis créditos em um episódio de Os Simpsons; veja o motivo

Publicadohá pouco tempo
Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

Naturalmente, Matt Groening é creditado em todos os episódios de Os Simpsons, afinal, ele é o criador da animação – mas há uma exceção notável.

Lançada em 1995, a temporada 6 de Os Simpsons apresenta o episódio “A Star Is Burns”, que apesar de não ser um dos mais importantes da série, causou polêmica.

Continua depois da publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

Esta história mostra Springfield realizar um festival de cinema a fim de elevar seu status cultural.

Uma batalha cinematográfica é criada entre “Pukahontas”, de Barney Gumble – uma visão introspectiva em preto e branco do alcoolismo – e “A Burns For All Seasons”, do Sr. Burns.

Essencialmente, o conflito é uma brincadeira na luta entre grandes filmes econômicos e integridade artística, e Barney finalmente obtém o reconhecimento que merece.

Polêmica

Inicialmente, Groening tentou retirar “A Star Is Burns” da 6ª temporada de The Simpsons, mas acabou não conseguindo e resolveu remover seu nome dos créditos, desassociando-se da história o máximo possível.

Este é um passo bastante drástico para o criador, mas Groening certamente teve seus motivos. Em 1994, os produtores de Os Simpsons, Al Jean, Mike Reiss e James L. Brooks, lançaram uma nova série de TV animada chamada The Critic.

A trama seguiu a vida de um crítico de cinema chamado Jay Sherman e atuou como uma carta de amor para Hollywood.

Além do trio de produção, The Critic compartilhou várias outras semelhanças com Os Simpsons, incluindo dubladores, o estilo de humor e as referências a Homer, Bart e outros personagens criados por Groening.

O festival de cinema em “A Star Is Burns” reúne um painel de juízes para supervisionar o evento, e Jay Sherman aparece como personagem convidado, tornando efetivamente o episódio um crossover entre Os Simpsons e The Critic.

Embora os dois programas tenham compartilhado figuras nos bastidores, Matt Groening não era um deles.

Os fãs já começaram a fazer comparações entre Os Simpsons e The Critic, com alguns até ligando erroneamente Groening à nova série.

Compartilhando seus sentimentos com o LA Times, Groening não queria se associar mais com The Critic, e ressentiu-se de Os Simpsons ser usado como comercial para as outra série.

Os Simpsons é exibida no Brasil pelo canal pago FOX.

Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio