ALERTA DE SPOILERS

Outlander deu um choque nos espectadores com o final da 5ª temporada. Para os leitores de Diana Gabaldon, o fato era esperado – apesar de que todos sabiam o quanto seria difícil de assistir.

Já no penúltimo episódio da temporada, Claire foi pega por Lionel Brown e os homens dele. Depois no último capítulo, em cativeiro, a protagonista foi abusada diversas vezes – como acontece nos livros que inspiram a série de Outlander.

Durante o episódio final da 5ª temporada, com o título Never My Love, Outlander indicou que algo de ruim aconteceria.


Primeiro, Claire foi sequestrada por homens ruins. Depois, Outlander deixa claro que os estupros acontecem de forma frequente no seriado.

Outlander deixou tudo ainda pior com a forma de como a trama foi mostrada. A série dividiu a história do capítulo final em três linhas do tempo.

Cena brutal em Outlander

As três linhas do tempo ficam bem claras para os espectadores de Outlander. Uma era a do presente, com Claire sendo atacada por Lionel e os homens dele.

Outra mostrava o que aconteceu entre o final do penúltimo episódio e os momentos do presente. Já a terceira mostrava Claire imaginando um mundo seguro dela, em que ela está na década de 1960.

No presente, Claire estava machucada e sem qualquer defesa. Ela quase teve ajuda ao ver que um dos homens também era um viajante do tempo.

Porém, a esperança logo desapareceu. Antes de todo abuso acontecer, Claire estava quase se engasgando com a mordaça e o sangue dela.

O episódio alternava entre as linhas, até os momentos brutais de Outlander. O foco era no mundo imaginário de Claire, que ia ficando mais sombrio ao modo que a ação no presente evoluía.

Outlander deixou claro que Claire tentava buscar uma fuga na mente dela enquanto Lionel e os homens dele abusavam da protagonista.

O sobrinho de Lionel foi o primeiro a cometer a agressão. Depois, Lionel abusou de Claire, com os homens dele fazendo o mesmo em seguida.

A câmera, de maneira brutal, focava no rosto de Claire. Mesmo assim, ficou claro o que estava acontecendo. Foram as cenas mais brutais de Outlander.

No fim, Jamie apareceu para salvá-la. Ao perceber o que tinha acontecido, o personagem ordenou que todos os homens de Lionel fossem mortos. Depois, o próprio vilão foi morto.

Outlander deve retornar para a 6ª temporada. Os novos episódios não tem previsão de estreia.

No Brasil, Outlander é exibida no Fox Premium 1.