Quando The Vampire Diaries estreou em 2009, Elena Gilbert estava na frente como estrela. A ideia original era ela como uma mulher inocente puxada para um mundo sobrenatural com dois irmãos vampiros disputando seus afetos.

Nina Dobrev foi ótimo no papel de fazer de Elena uma boa personagem e ajudar o show a ser um sucesso. No entanto, é preciso reconhecer que houve muitas vezes em que Elena não era heroína.

Mesmo quando ela era humana, Elena podia mostrar algumas coisas ruins de seu egoísmo a algum tratamento severo de suas amigas. Elena teve muitos bons momentos, mas várias vezes estava claramente errada com seu comportamento.


Ignorou Bonnie

Quando Bonnie se sacrificou para trazer Jeremy de volta à vida, Jeremy fez todos pensarem que ela estava na Europa. De alguma forma, Elena apenas aceita Bonnie apenas enviando mensagens de texto em vez de estar em casa.

O fato de Bonnie não ter ido ao funeral de seu pai deveria ter sido um grande sinal de alerta. No entanto, sua “melhor amiga” nunca suspeitou que algo estivesse errado e surpreendentemente ignorou tudo.

Pressionando Caroline

Na sexta temporada, Caroline, impulsionada pela morte de sua mãe, desliga sua humanidade. Ela embarca em algumas ações desagradáveis, e seus amigos tentam ajudá-la.

Elena pressiona Caroline, usando sua própria experiência sem humanidade algumas temporadas antes. Este é um excelente exemplo de como Elena tende a se colocar no meio de tudo e de qualquer coisa.

Desperdiçando a cura

Durante a quarta temporada, a gangue está em busca de uma possível cura para o vampirismo. Elena entende, e parece que ela vai usá-lo. Em vez disso, em uma briga com a doppelganger Katherine, Elena alimenta a cura.

Claro, é um pouco de justiça poética para a única pessoa que amava ser um vampiro agora ser humana. No entanto, foi um movimento superficial de Elena que desperdiçou a cura por alguma vingança mesquinha.

Ignorando as ações de Damon

Na primeira temporada, Damon usa Caroline terrivelmente. Ele a compele a não apenas ser sua amante, mas também se alimentar dela quando ele quiser. A primeira coisa que Caroline faz quando se torna vampira é derrotar Damon.

Elena nunca parece chateada que seu namorado tenha usado sua melhor amiga dessa maneira. Até Caroline perdoou Damon rapidamente por isso, mas Elena deveria ter desconfiado dele por tratar Caroline tão mal.

Matando uma inocente

Na quarta temporada, Elena desistiu de sua humanidade e está tentando viver uma nova vida. Os Salvatores a seguem até uma pequena lanchonete para tentar recuperá-la ao normal.

Elena envia uma mensagem estalando o pescoço da garçonete inocente que os serve e avisa a dupla para recuar. O fato de ela nunca ter evocado esse movimento sombrio mais tarde só piora.

Nunca se desculpando

Em The Vampire Diaries, os vampiros podem “desligar” sua humanidade, para que não sintam a dor de suas ações. Elena fez isso na quarta temporada, o que levou a algumas coisas desagradáveis. Eventualmente, a gangue a levou a ligar o interruptor.

Elena tentou se desculpar por qualquer coisa que havia feito sem humanidade? Não. Na verdade, ela disse abertamente que não podia porque “é muito difícil”. Isso parece um argumento para o comportamento dela.

Fazendo Jeremy esquecer seu amor

Elena pode ter boas intenções, mas vai longe demais ao decidir o que é “melhor” para as pessoas. Quando Jeremy ficou arrasado com a perda de sua amada Vicki, Elena mandou Damon compelir Jeremy a esquecer os vampiros, o que é compreensível.

Ela também acrescentou que Damon deveria afastar os sentimentos de Jeremy por Vicki. Esse foi um passo longe demais, pois machucou a memória de Vicki e foi muito controlador.