Vikings rejeitou importante personagem da mitologia nórdica; veja motivo

Publicadohá pouco tempo
Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

Vikings está chegando ao fim, e fãs já estão se preparando para a última despedida e o desfecho da história épica dos filhos de Ragnar. Como uma das séries históricas mais influentes de todos os tempos, Vikings vai com certeza deixar saudades.

A temporada final de Vikings está atualmente em hiato, e terá 20 episódios para fechar todas as tramas da série, sendo divididos em duas partes.

Continua depois da publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

Embora a mitologia nórdica nunca tenha sido o centro da trama de Vikings, as influências dos deuses permeiam os eventos da série.

Fãs sabem que vários personagens de Vikings, como Ragnar e seus filhos, vêm de uma mistura de mitologia e registros históricos nórdicos. Um dos filhos do líder Viking, no entanto, acabou sendo deixado de fora da série.

Confira abaixo porque isso aconteceu!

Os filhos de Ragnar

Em Vikings, 6 filhos de Ragnar foram mostrados. Com Lagertha, o personagem teve Bjorn e Gyda, que morreu ainda na juventude por uma doença. Com a princesa Aslaug, Ragnar teve Ubbe, Hvitserk, Ivar e Sigurd. O último acabou assassinado pelo próprio irmão mais novo.

Grande parte da história de Ragnar e seus filhos é inspirada pelas “Sagas Nórdicas”, textos poéticos que misturavam história e mitologia nas tramas dos grandes heróis.

De acordo com essa fonte literária, Ragnar tinha mais um filho, que acabou ficando de fora de Vikings.

Halfdan Ragnarsson foi supostamente um importante guerreiro Viking que liderou exércitos acompanhado de seus irmãos Ubbe e Ivar. Sendo assim, por que ele não fez parte da série?

Segundo as Sagas, Halfdan foi o quinto filho de Ragnar com Aslaug. Ele participou da maioria dos grandes ataques mostrados na série, destacando-se a batalha de Wessex. O guerreiro também firmou uma trégua com o Rei Alfred e controlou por um bom tempo a cidade de Lundene, que hoje em dia é a capital britânica. De acordo com os registros históricos, Halfdan morreu neste território no ano 877.

O motivo 

De acordo com Michael Hirst, o criador de Vikings, o motivo de Halfdan não ter feito parte da trama de Vikings é bastante simples e pode ser explicado com referências às sagas nórdicas.

Em sua pesquisa de pré-produção de Vikings, Hirst percebeu que o material de base nunca citava os nomes de Hvitserk e Halfdan ao mesmo tempo.

Hvitserk é o nome que aparece nas histórias produzidas pelos nórdicos, e o nome Halfdan ocorre apenas nos relatos anglo saxões.

Como a saga dos Lothbroks tem uma historicidade dúbia, pelo fato de misturar realidade com mitologia, é possível que Halfdan e Hvitserk sejam na verdade a mesma pessoa.

Sendo assim, ao invés de acrescentar mais um personagem ao elenco de Vikings, Michael Hirst preferiu juntar as histórias de Halfdan com a trama de Hvitserk.

Vikings retorna ainda em 2020.

Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio