ALERTA DE SPOILERS

Out of the Past, episódio da 7ª e última temporada de Agents of SHIELD, mudou a história do MCU, o universo cinematográfico da Marvel, para sempre. Isso foi feito em uma reviravolta com Daniel Sousa, conhecido por Agente Carter.

No capítulo, Mack decidiu colocar Sousa na equipe. Assim, a morte do agente foi “encenada” e o personagem passou a viajar no tempo com a equipe da Marvel.

Tudo acontece depois que Sousa descobre que a SHIELD tem agentes da HYDRA infiltrados. Wilfred Freddy Malick, um dos líderes dos vilões, decide matar o agente, mas ele é salvo pela equipe de heróis, com os outros achando que ele realmente morreu.


Essa decisão muda para sempre a história do MCU. Assim como o Capitão América, em Vingadores: Ultimato, Sousa também passa a ser um viajante do tempo, criando uma nova possibilidade dentro da franquia.

O mais interessante é como a equipe conseguiu mudar essa morte. Com isso, Agents of SHIELD também demonstrou que as coisas podem não ser exatamente como parecem.

A “morte” de Daniel Sousa

Os agentes da SHIELD sabiam o que aconteceria com Daniel Sousa. Assim, eles congelaram o tempo, com Coulson tomando o lugar do personagem de Agente Carter.

Coulson é quem leva o tiro e cai na piscina, com o mundo achando que Daniel Sousa está morto. Obviamente, o líder dos heróis está vivo, já que agora é um androide.

No final do episódio, Daniel Sousa é visto com a equipe nos anos 1970, fora do seu tempo. O MCU mostra que pode ter algumas mudanças no tempo sem interferir em todo quadro.

Além disso, fica claro que Peggy Carter nunca chegou a se casar com Daniel Sousa. O homem da vida dela é realmente o Capitão América, o que aumenta a polêmica sobre a viagem no tempo do herói em Vingadores: Ultimato, se isso cria ou não uma linha do tempo alternativa.

Até o final da temporada, Agents of SHIELD deve realmente explicar como essa mudança histórica afetará todo MCU.

Na 7ª e última temporada, os personagens viajam no tempo para impedirem os Chronicoms de dominarem o mundo. O primeiro passo no plano dos vilões é fazer com que a própria SHIELD nunca seja criada, o que torna a missão ainda mais importante.

O elenco completo da série conta com Clark Gregg, Ming-Na Wen, Chloe Bennet, Elizabeth Henstridge, Iain De Caestecker, Henry Simmons, Jed Whedon, Maurissa Tancharoen, Natalia Cordova-Buckley e Jeff Ward.

Agents of SHIELD está com exibição da 7ª e última temporada nos Estados Unidos.