A série original da Netflix, Ozark, encerrou sua terceira temporada em 27 de março de 2020. Quanto mais os fãs assistem ao drama, mais semelhanças eles vêem entre o programa e a série de cinco temporadas da AMC, Breaking Bad.

Ozark é a nova Breaking Bad?

Os fãs que assistem Ozark e Breaking Bad veem muitos temas comuns nos dois seriados. Eles também discutem sobre qual série é melhor.


Muitas semelhanças

À medida que avançamos em Ozark, o enredo se complica – como aconteceu em Breaking Bad anos atrás.

“Para levar as pessoas a assistir, eu frequentemente descrevo Ozark como Breaking Bad com contabilidade, em vez de química”, escreveu um fã no Reddit.

“Existem muitas semelhanças. Ambos são homens comuns que se envolvem em atividades criminosas.”

Marty Byrde (Jason Bateman) muda sua família de um subúrbio de Chicago, Illinois, para o Ozarks, no Missouri, depois que um esquema de lavagem de dinheiro dá errado. Walter White (Bryan Cranston) também cai na vida do crime quando é diagnosticado com câncer de pulmão terminal.

Ele começa a fazer pequenas quantidades de metanfetamina com um ex-aluno, Jesse Pinkman (Aaron Paul). Ambos os personagens principais acabam cada vez mais fundo, sem esperança de sair do negócio.

“Ambos operam sob gerenciamento brutal que pode matá-los a qualquer momento”, acrescentou outro fã.

“Para Walt e Jesse, são Tuco e Gus. Para Marty, são Del e Navarro.”

“Marty Byrd é uma versão mais calma e menos impulsiva de Walter White, só que ele lava dinheiro e não cozinha metanfetamina”, escreveu mais um internauta.

“Ele também é menos orgulhoso e não é movido pelo ego como Walt. Ao contrário de Walt, que queria poder e ser temido como imperador de um império das drogas, Marty está mais focado em tentar escapar do mundo do crime, mas é sugado tão profundamente à medida que a série avança que se torna impossível.”

Enquanto as coisas mudam na terceira temporada, alguns fãs percebem que a esposa de Marty, Wendy Byrde (Laura Linney), é mais parecida com Walt do que Marty. Ela está mais disposta a matar do que Marty e aprofunda o casal com o cartel de drogas mexicano, indo mais longe do que Marty queria ir.

“Eu diria que no meio da segunda temporada, Wendy se parece mais com Walt”, acrescentou outro fã.

“Ela é quem está se saindo mal. É ela quem tenta se tornar Heisenberg antes que Navarro a coloque em seu lugar (bem, por um tempo, pelo menos).”

Outros fãs acrescentam que os dois homens têm “esposas loiras traidoras”. No entanto, Wendy vê o crime com bons olhos, enquanto Skyler White (Anna Gunn) não fica muito entusiasmada.

Os fãs rapidamente perceberam que Ruth Langmore (Julia Garner) é a nova versão de Jesse Pinkman. Ela assume cada vez destaque mais à medida que a série avança.

“Ambos olham para o personagem principal da série como sua figura paterna (Jesse com Walt e Ruth com Marty)”, escreveu outro fã.

“Eles também costumam roubar quase todas as cenas em que figuram.”

Paul ganhou o Primetime Emmy Award de Melhor Ator Coadjuvante em uma série dramática em 2010, 2012 e 2014. Garner ganhou o Primetime Emmy Award de Melhor Atriz Coadjuvante em uma série dramática em 2019.

Tanto Ozark quanto Breaking Bad estão disponíveis na Netflix.