Contém spoilers!

No final da série 13 Reasons Why, Hannah Baker (Katherine Langford) faz um reaparecimento inesperado pela primeira vez desde a segunda temporada. Com base no romance de mesmo nome de Jay Asher, de 2007, a série original da Netflix segue as consequências do suicídio de Hannah Baker, com as treze fitas que ela distribuiu a todos que afetaram negativamente sua vida antes de sua morte.

A primeira temporada, em particular, focou na distribuição das fitas. Clay Jensen (Dylan Minnette) narra a totalidade da série e põe em movimento os eventos da primeira temporada depois que ele recebe as fitas.

Desde que descobriu que ele desempenhou um papel na criação de uma atmosfera tóxica que levou Hannah a tirar a própria vida, ele luta com sentimentos de culpa e um complexo de salvador que ele nunca supera até a quarta temporada de 13 Reasons Why. Depois que Katherine Langford partiu da série após a segunda temporada, os fãs não esperavam vê-la retornar, o que faz com que seu reaparecimento no final da quarta temporada seja tão surpreendente.


13 Reasons Why enfrentou uma série de controvérsias, desde o tratamento incorreto do suicídio de Hannah até o arco da história da redenção de Bryce Walker na terceira temporada. Fãs e críticos não sabiam o que esperar da quarta temporada, que entregou mais assuntos sensíveis e a trágica morte de um personagem principal.

O elemento mais chocante do final foi a aparição de Hannah Baker e o que isso significou para a série e Clay Jensen como um todo.

O significado do retorno de Hannah Baker

Por 49 episódios surpreendentes, Clay nunca recebeu conclusão após a morte de Hannah. Enquanto seus amigos eram capazes de seguir em frente e formar novos relacionamentos, ele foi atingido por imensos sentimentos de culpa, vergonha e luto.

Como resultado, ele desenvolveu um complexo de salvador que causou ainda mais danos mentais e emocionais. Após o término da primeira temporada e a série prosseguir, Clay manteve a crença de que ele poderia ter salvado Hannah e que ele não poderia deixar outra pessoa inocente morrer.

A quarta temporada foi um alerta para ele; forçou Clay a enfrentar o fato de que ele não poderia salvar a todos, incluindo Hannah Baker.

Clay só aceita esse fato quando ele e seus amigos restantes se formam na Liberty High School no final da série. Jessica Davis (Alisha Boe), Tony Padilla (Christian Navarro), Alex Standall (Miles Heizer), Zach Dempsey (Ross Butler), Tyler Down (Devin Druid) e Clay sentam-se no ginásio da escola, e Hannah aparece para Clay com um mesmo vestido que usou na primeira temporada.

É quase uma réplica exata da cena que eles compartilharam quando Clay percebeu que ele tinha sentimentos mais profundos por ela do que antes.

Ao incluir essa referência da primeira temporada e Hannah em geral, a série ofereceu a Clay o encerramento que ele precisava desesperadamente para seguir em frente. Enquanto ela não diz nada, Clay conversa com Justin sobre o quanto a morte de Hannah o machucou e como ele nunca se recuperou.

Quando ele se aproxima dela, ele é interrompido por um novo interesse amoroso, significando que ele seguiu em frente. A quarta temporada forneceu aos fãs e personagens o encerramento necessário para a série terminar com o reaparecimento de Hannah Baker.

Todas as temporadas de 13 Reasons Why estão disponíveis na Netflix.