Prime Video

Que confusão! Supernatural vive mudando idade DESTE personagem

O público de Supernatural percebeu que houve uma mudança na série sobre a idade de um personagem — ou, melhor, dois personagens. Parece que Lucifer é mais velho do que Michael, indo ao contrário do que foi mostrado no passado.

Supernatural já explorou bastante as temáticas religiosas, em especial histórias de anjos e arcanjos. Indo muito além de uma luta contra demônios, os irmãos Winchester se envolveram com os seres celestiais cada vez mais ao longo das temporadas.

A série mostra com clareza que, ainda que todos os anjos refiram a si mesmos como irmãos, os quatro maiores arcanjos são os que mostram maior intimidade entre si e com Deus. Sâo eles Raphael, Michael, Gabriel e Lucifer.

Desde a quarta temporada, os fãs acompanham aventuras envolvendo os quatro nomes, principalmente ao redor de Michael e Lucifer. A relação entre eles não só ganhou mais status do que qualquer outra entre os arcanjos, como também se tornou uma metáfora para a relação entre Dean e Sam.

Na temporada 5, há duas ocasiões em que Lucifer é referido como “irmãozinho”, ou irmão mais novo, de Michael. Entretanto, na temporada 11, a narrativa parece ter trocado essas idades deliberadamente.

lucifer supernatural

Quem veio primeiro?

Essa discussão é especialmente interessante para quem se interessa pelo contexto religioso, já que muitas pessoas acreditam que, biblicamente, Lucifer foi mesmo o primeiro arcanjo criado e, por isso, era o favorito de Deus.

A 11ª temporada segue essa narrativa quando mostra Amara torturando Lucifer e dizendo que “como o favorito de Deus, sua primeira criação, [Lucifer] pode ser a única coisa sobre a qual ele ainda se importa”. Mais tarde, na 12ª temporada, o próprio Lucifer chama Michael de “irmãozinho”.

Teorias apontam que a mudança pode ter sido realizada para destacar os pontos importantes da história em cada momento. Antes, a metáfora entre os arcanjos e os irmãos Winchester era essencial, mas não mais tarde, o que pode ter levado os roteiristas a trazer a ideia biblica original de volta.

Também é possível, segundo os fãs, que as duas falas mais recentes estejam apenas sendo ambíguas. No primeiro caso, Amara pode estar falando “primeiro” no sentido de ser o favorito de Deus, o que nunca foi questionado. Posteriormente, a fala do arcanjo para Michael talvez seja uma forma de deboche contra ele.

Supernatural está na 15ª e última temporada, exibida pela Warner Channel. As demais temporadas estão disponíveis na Amazon Prime Video.

Escolha o Streaming e tenha acesso aos lançamentos, notícias e a nossas indicações do que assistir em cada um deles.