Séries

Ator de MacGyver relata assédio em set da série

Não bastassem os inúmeros escândalos de assédio sexual e estupro em Hollywood, ainda há diversos relatos sobre casos de assédio moral nos bastidores do cinema e TV americanos. O astro por trás de MacGyver é mais um dos que relata um caso como esse.

Lucas Till, que protagoniza a série MacGyver, acusou o produtor Peter Lenkov de tê-lo assediado moralmente, dizendo que a forma como ele trata as pessoas é “inaceitável”.

Em entrevista à Vanity Fair, o ator detalhou o caso e como chegou até a ter pensamentos suicidas enquanto trabalhava na série.

“Eu nunca trabalhei tão duro na minha vida e não me importo com trabalho duro. Tive pensamentos suicidas naquele primeiro ano no programa, por causa da maneira como [Lenkov] me fez sentir. Mas a maneira como ele trata as pessoas ao meu redor – essa foi apenas a gota da água para mim”.

O ator relatou que chegava a receber comentários sobre seu físico, constantemente criticando Till.

“Havia sempre algo na minha aparência que não iria agradá-lo, como quando eu estava usando um traje de hospital. Ele disse que minhas pernas estavam ‘medonhas’ e nunca mais poderíamos mostrá-las”, disse o ator de MacGyver.

“Honestamente, eu achei um pouco engraçado esse comentário também, mas você consegue imaginar se fosse um ponto mais sensível que ele tivesse atingido, o que geralmente ele fazia”, continuou Lucas Till.

O ator também falou sobre sua dificuldade em manter o peso necessário em MacGyver e como o produtor não ajudava nada em relação a isso.

“Assim como ele gritou para o diretor: ‘Oh, meu Deus do céu! Coloque a camisa dele, ele parece a porr* de um garotinho’. Eu tinha dificuldade para manter o ‘peso de homem’ na série por causa do estresse, sem tempo para malhar e com uma programação imprevisível para ter uma alimentação adequada”.

Demissão

Eventualmente, após muitas reclamações, a CBS demitiu Peter Lenkov e liberou um comunicado sobre a decisão.

“No ano passado, atribuímos parceiros de produção de recursos humanos a cada programa, expandimos o treinamento da equipe e aumentamos as opções de relatórios. Continuaremos a evoluir nossas práticas com foco contínuo na construção de confiança com todos que trabalham em nossos sets”, diz a declaração.

“Todas as queixas são levadas a sério, todas as reivindicações são investigadas e, quando há evidências claras de que as políticas foram violadas e os valores não foram mantidos, tomamos medidas decisivas”, continua o comunicado da CBS.

Peter Lenkov foi acusado por inúmeros funcionários de ser manipulador e abusivo. Tais alegações partiram tanto da equipe de Magnum P.I., quanto de MacGyver, ambas produzidas por Lenkov.

Após a demissão, ele chegou a fazer um pedido público de desculpas.

“Agora é a hora de ouvir e eu estou ouvindo. É difícil ouvir que o ambiente de trabalho que gerenciei não era o ambiente de trabalho que meus colegas mereciam e, por isso, estou profundamente arrependido. Eu aceito a responsabilidade pelo que estou ouvindo e estou comprometido a fazer o trabalho necessário para melhorar”, declarou o produtor.

MacGyver já lançou quatro temporadas até agora. Uma quinta já foi confirmada, mas ainda não há previsão de estreia.

Sair da versão mobile