Séries

Breaking Bad: A verdade por trás desse personagem é surpreendente; veja

Breaking Bad trouxe alguns personagens fascinantes ao longo de suas cinco temporadas e Walter White/ Heisenberg é um deles.

O professor de química, após descobrir que tem câncer, adota o nome Heisenberg e dá início a um verdadeiro império de metanfetamina. Mas fica a questão: por que o nome Heisenberg?

O nome vem de Werner Heisenberg, um físico alemão conhecido como o pioneiro da mecânica quântica. Ele morreu aos 74 anos, de câncer.

É possível que Walter White tenha sentido uma conexão com o homem em razão de seu diagnóstico, mas há outro motivo por trás da escolha desse nome: o princípio da incerteza.

Princípio da incerteza

O princípio da incerteza de Heisenberg diz – simplificando muito a teoria – que o momento linear e a posição de um objeto não podem ser medidos ao mesmo tempo.

Em outras palavras, se uma propriedade é definida, as outras permanecem como incerteza.

Uma forma de incerteza similar se aplica a Walter White em Breaking Bad. Quando ele começa a ganhar mais poder como chefe das drogas de Albuquerque, seu papel como pai e marido se torna incerto e vice-versa.

Com isso, suas ações se tornam mais imprevisíveis. Além disso, o princípio de Heisenberg diz que a observação pode afetar o sujeito, prevenindo uma análise completa. Isso se encaixa com Breaking Bad, visto que aqueles que conhecem seu segredo afetam o destino do personagem.

Assim sendo, é possível dizer que Walter White realmente se torna Heisenberg apenas no fim de Breaking Bad.

Em todo caso, a série está disponível na Netflix, assim como a derivada, Better Call Saul, ainda em exibição.

Escolha o Streaming e tenha acesso aos lançamentos, notícias e a nossas indicações do que assistir em cada um deles.