ALERTA DE SPOILERS

Dark determina viagens no tempo que acontecem a cada 33 anos. Até por isso, muitos fãs tinham a impressão de que a história só se passava nesses anos relacionados.

Porém, na 3ª e última temporada na Netflix, Dark apresenta um episódio que se torna o mais importante da série. O 7° capítulo do ano, com o título In Between Days (Entre os dias, em tradução), explica detalhadamente a história da série.

O próprio capítulo abre com uma animação narrada por H.G. Tannhaus. Nela, é explicado como as realidades alternativas nasceram.


Assim, os fãs de Dark aprendem que as duas realidades foram conectadas por um loop temporal eterno. Os mundos estão destinados ao apocalipse até que esse nó não seja cortado.

Uma realidade mostra o fim começando com Jonas vendo Martha morrer e escapando. Já a outra tem a Martha do segundo mundo salvando o protagonista.

Dark explica a guerra

No capítulo, fica claro que Adam e Eva estão liderando essa guerra. O personagem quer destruir todas realidades, enquanto a inimiga dele quer salvar o próprio mundo.

O episódio também revela que Adam e Eva tentaram várias vezes acabar com esse loop. Em uma das vezes, o personagem até mata Martha grávida, que estaria carregando a origem de tudo.

In Between the Days também revela como o nó liga Jonas e Martha. Jonas tenta se matar, mas não consegue. Isso explica porque na 2ª temporada Noah tenta atirar em Adam, mas a arma trava.

Fica claro que esse nó não pode ser desfeito dentro dos dois mundos.

Parte importante da história está nesses anos que antes não eram explorados. Neles, Jonas se transforma em Adam, que estava contando a verdade – as cicatrizes foram feitas ao tentar voltar no tempo.

No meio dessa transformação, Jonas até mata a própria mãe, Hannah. Isso mostra no que o personagem se tornou.

O capítulo de Dark ainda fecha os pontos que faltavam nas árvores das famílias. Grande parte disso passa por Silja.

Ela é a filha de Hannah com Egon, que chega ao passado ainda criança por causa da viagem no tempo. Quando a mãe dela é morta, Silja entra para a seita de Adam.

É assim que ela vai parar no futuro, onde cresce e depois, adulta, volta novamente ao passado, nos anos 1890. Por lá, se casa com Bartosz. Os dois são pais de Noah e Agnes.

Por fim, o importante episódio da Netflix mostra como a bebê Charlotte chega ao passado. A mãe dela, que também é filha, Elisabeth, a sequestra, o que leva Noah a acreditar que foi traído por Jonas.

Os eventos levam ao desfecho de Dark, em que Martha e Jonas precisam viajar ao mundo original para destruir as duas realidades.

“Quatro famílias iniciam uma desesperada busca por respostas quando uma criança desaparece e um complexo mistério envolvendo três gerações começa a se revelar”, diz a sinopse de Dark.

Todas temporadas de Dark estão na Netflix.