ALERTA DE SPOILERS

Com o desenvolvimento das 3 temporadas, Dark mostrou que os personagens têm ligações bastante complexas. As principais famílias da série são conectadas através de um erro temporal.

Isso deixou fãs confusos e até fez com que alguns perdessem as origens dos personagens, de quais famílias pertencem e quais os destinos deles. Um desses casos é o de Silja.

Inicialmente, ela aparece como uma personagem isolada do futuro de Dark. Isso, porém, muda completamente na 3ª temporada.


A personagem aparece em Dark derrubando Jonas na 2ª temporada, quando ele chega ao futuro. Percebe-se também que ela era bastante fiel a Elisabeth daquela época.

Quando Elisabeth poupa a vida de Jonas, Silja até fica surpresa. Porém, no 3° ano de Dark, tudo fica claro.

Quem é Silja?

Silja tem uma forte conexão com Jonas e com todas as complexas ligações de Dark. Na 3ª temporada, descobre-se que ela também faz parte da Sic Mundus, de Adam.

A missão dela é voltar ao passado, em 1890, onde o Jonas adulto e os sobreviventes do apocalipse estão presos. Lá, ela se apaixona por Bartosz Tiedemann.

Com essa relação, todos descobrem que eles são os pais de Noah e de Agnes. Silja só não aparece nas outras épocas (tirando o futuro) porque ela morre no parto da filha.

Porém, isso não é tudo. Silja também é filha de Hannah, a mãe de Jonas, e a versão do passado de Egon, quando Hannah volta no tempo.

Ela vai parar no futuro quando Hannah, em 1911, reencontra Jonas. Já em transformação para ser Adam, ele mata a mãe e envia a pequena Silja para o futuro, para estar ao lado de Elisabeth até chegar a hora de voltar novamente ao passado.

Com o final de Dark, Silja é uma das tantas personagens que deixam de existir. Ela foi mais uma aberração temporal.

“Quatro famílias iniciam uma desesperada busca por respostas quando uma criança desaparece e um complexo mistério envolvendo três gerações começa a se revelar”, diz a sinopse de Dark.

As três temporadas de Dark estão disponíveis na Netflix.