ALERTA DE SPOILERS

Dark explica grande parte dos mistérios na 3ª e última temporada. Porém, há um segredo que, inicialmente, não parece ter sido respondido.

Mesmo com todas as ligações familiares explicadas, os fãs continuam se perguntando de onde surgiu Aleksander Köhler, ou Boris Niewald. Mesmo com as explicações da 3ª temporada, Dark não deixa claro se Boris sabia ou não da guerra entre Adam e Eva.

Desde o início, Aleksander, pai de Bartosz, mostrava ser misterioso. Os fãs da Netflix sabiam que ele escondia algo.


Em um dos momentos importantes desse arco, Hannah mostrou o que sabia sobre ele. O nome verdadeiro dele era Boris e ele chegou em Winden ao fugir de um crime.

Para não levantar suspeitas, mudou o nome para Aleksander. Ao casar, adotou o sobrenome da esposa, Tiedemann, algo que pode ser considerado raro.

Apesar da origem de Aleksander ter ficado aberta, Dark explica na 2ª temporada como o misterioso personagem para em Winden – levando o mistério para uma outra pergunta.

Origem misteriosa em Dark

O que Dark mostra é que Boris adota a identidade do irmão morto do policial Clausen. Ele aparece em Winden para ajudar no desaparecimento das crianças, mas tem a intenção de descobrir sobre a morte do irmão.

Boris, ou Aleksander, confessa para o filho que tem envolvimento no assassinato de Marburg, mas que não tinha a intenção de cometer o crime. Por conta disso, teve que fugir, chegando em Winden.

O que parece é que o crime, que não ganha tanto destaque na 3ª temporada, é apenas a explicação para chegada de Boris em Winden. Como se sabe, como Aleksander, ele se transforma no presidente da usina da cidade.

No meio de tantas peças movimentadas por Adam e Eva, inicialmente Boris não parece ser uma delas. Com isso, a origem do personagem é mais simples do que parece.

O mistério fica em quem é a pessoa que mandou a carta para Clausen. O policial só chega em Winden após receber a dica de uma pessoa misteriosa.

“Quatro famílias iniciam uma desesperada busca por respostas quando uma criança desaparece e um complexo mistério envolvendo três gerações começa a se revelar”, diz a sinopse da Netflix.

As 3 temporadas de Dark estão disponíveis na Netflix.