Netflix

Final de Dark pode não fazer sentido na Netflix; veja explicação

ALERTA DE SPOILERS

Dark trouxe um final surpreendente e elogiado na Netflix. A trama fechou com um segredo que nenhum fã tinha desconfiado – mas foi bastante indicado na série.

A resolução da guerra de Dark estava em um terceiro mundo, chamado de mundo de origem. A revelação foi feita por Claudia, que conseguiu manipular Adam e Eva para que conseguisse chegar até as versões jovens dos personagens, Jonas e Martha.

Ao saberem do mundo original e que as realidades alternativas foram criadas por causa de H.G. Tannhaus, eles aceitam a missão. A dupla deve salvar a família do inventor para que ele nunca queira criar uma máquina no tempo.

Com a missão concluída, as realidades alternativas somem de Dark. Porém, um mistério fica.

Como Claudia descobriu como quebrar o nó? Dark deixa estabelecido que o ciclo do apocalipse já tinha acontecido antes, com Adam e Eva tentando salvar as suas realidades, mas sempre falhando e com ele reiniciando.

Final de Dark faz sentido?

Quando revela o plano dela para Adam, Claudia afirma, “olho as peças no tabuleiro de xadrez e assisto tudo de novo inúmeras vezes”. A personagem diz que descobriu, assim, como desfazer o nó.

Antes, a personagem ainda indica que percebeu a existência de uma terceira dimensão. Esse mundo, assim, é o responsável por criar os dois “que nunca deveriam ter existido”.

“Os dois mundos são um erro que nasceram de algum lugar. Se você remover eles, tudo que nasceu disso acabará, mas tudo ficará vivo no mundo de origem”, explica Claudia.

A personagem reafirma que chegou à conclusão ao ver os eventos sempre chegando ao mesmo resultado: a construção das famílias de Winden e o apocalipse. Assim, ela teve que manter o nó para ser quem ela deveria ser.

Porém, nesse ponto entra o problema. Se tudo recomeça, como Claudia também consegue lembrar de tudo? Pela explicação dela, ela investigou os dois mundos em diversos ciclos.

Só que o que parece é que quando um ciclo recomeça, os personagens não lembram mais de nada. A própria personagem ainda diz que os eventos podem se repetir de formas diferentes, mas o resultado será o mesmo e “ninguém pode escapar desse nó”.

Assim, se é uma cadeia de eventos fechada e pré-determinada, não teria como ela descobrir como acabar com o nó. Isso ficaria se repetindo para sempre.

De qualquer forma, isso não muda a qualidade do final de Dark. A série teve uma grande conclusão na Netflix.

Dark tem todas temporadas disponíveis na Netflix.

Escolha o Streaming e tenha acesso aos lançamentos, notícias e a nossas indicações do que assistir em cada um deles.