Séries

Gavião Arqueiro se tornou novo Capitão América na Marvel

Após a morte do Capitão América, o mundo da Marvel Comics foi devastado quando o público e a comunidade de super-heróis se entristeceram e tentaram entender o seu significado e o que isso significaria para o mundo daqui para frente.

Uma pessoa, o Homem de Ferro e Diretor Executivo da SHIELD, Tony Stark viu que era sua responsabilidade garantir que o mundo tivesse um Capitão América e esse homem seria… Clint Barton, o ex-Vingador conhecido como Gavião Arqueiro.

Já um Vingador há muito tempo e consistente, Clint Barton morreu durante os eventos de Avengers Disassembled devido aos eventos causados pelo colapso mental de Feiticeira Escarlate. Clint permaneceu morto até que os eventos que alteraram a realidade de Dinastia M o restauraram temporariamente e o mataram novamente, novamente tudo devido aos poderes instáveis de Wanda Maximoff.

Quando o mundo foi restaurado a algum senso de normalidade, foi sugerido que a morte de Clint não era mais real com edições posteriores de Novos Vingadores, provando que o ex-Gavião Arqueiro estava realmente vivo mais uma vez.

Depois de confrontar uma ingênua e desmotivada Wanda, Clint desapareceu até que ele reapareceu em Fallen Son: The Death of Captain America, uma minissérie que mostrava como vários personagens do Universo Marvel lidavam com a realidade da morte de Steve Rogers.

Na edição escrita por Jeph Loeb e ilustrada por John Romita Jr., Gavião Arqueiro consegue chamar a atenção de Tony Stark, mas seu desejo de ter uma conversa com o Homem de Ferro sobre a morte de Steve Rogers o deixa nocauteado por seu companheiro de equipe chocado. Depois de verificar que era realmente o verdadeiro Clint Barton, Tony e Clint discutem a morte de Steve e o que planejam fazer sobre isso.

De alguma forma, Tony é capaz de convencer Clint a usar o antigo escudo de Steve para um teste, onde o arqueiro icônico não tem nenhum problema em usar algo que feriu dezenas de candidatos anteriores. Vendo que Barton possui habilidades e experiência, Tony oferece a ele o manto de ser Capitão América, começando imediatamente.

Clint mal tem tempo para pegar o velho uniforme de Steve antes dele e Tony interceptarem Elijah Bradley e Kate Bishop, o Patriota e a Gaviã Arqueira dos Jovens Vingadores. Com Tony apagado devido a uma flecha do arsenal de Kate, Clint interrompe sua fuga, mas sua estreia é recebida com choque e indignação por Elijah e Kate.

Quando Clint tenta questionar o uso não autorizado da identidade de Gaviã Arqueira por Kate, ele fica surpreso ao saber que Steve Rogers não apenas insistiu que Kate adotasse o nome, mas que ela o fez para honrá-lo, não copiá-lo ou substituí-lo.

Percebendo seu erro, Clint impede o Homem de Ferro de prender os heróis e, à medida que eles escapam, ele repreende Tony por manipulá-lo para ser um substituto que foi mais para absolvê-lo de sua culpa pela morte de Steve, e não pelo que era melhor para o povo americano. Ele devolve o escudo de Steve e sai dizendo a Tony que ele lhe enviará o uniforme quando puder.

As ameaças de Tony de prendê-lo, se ele ficar do lado dos heróis anti-registro ainda foragidos, não obtêm resposta e o Homem de Ferro é deixado no escuro, na chuva.

Curta carreira como Capitão América

Embora sua carreira como Capitão América tenha sido curta, ainda ilustrava o ponto que outros fracassaram no passado. Ninguém nunca poderia substituir Steve Rogers, ele era único e o melhor que poderia fazer é seguir o exemplo dele da melhor maneira possível enquanto forjava seu próprio caminho.

Stark teria mais sucesso em convencer o Soldado Invernal, o antigo companheiro de guerra de Steve, Bucky Barnes, ao se tornar o próximo Capitão América e Clint Barton encontraria uma casa com os Novos Vingadores, onde adotaria a identidade fantasiada de Ronin. Não sabemos ao certo se Clint Barton, de Jeremy Renner, no MCU teria essa chance, mas pelo menos sabemos que, se a pressão surgisse, Gavião Arqueiro teria sido um ótimo Capitão América.

Gavião Arqueiro terá uma série no Disney+, que deve estrear em 2021.

Sair da versão mobile