Com 16 temporadas e mais de 350 episódios lançados, Grey’s Anatomy conquistou milhões de fãs no mundo inteiro e se tornou o drama médico mais duradouro de todos os tempos.

A série exibiu recentemente o final de sua décima sexta temporada, encurtada devido à pandemia do coronavírus.

Para manter os aspectos médicos de Grey’s Anatomy fiéis ao que acontece na vida real, a série emprega médicos e enfermeiras em sua equipe de produção.


Mesmo assim, Grey’s Anatomy já foi criticada pela maneira irreal como tratou de alguns aspectos da medicina e da trama dos personagens.

Confira abaixo!

Críticas justas?

As principais críticas à maneira como Grey’s Anatomy aborda temas médicos se relaciona com o teor ultra dramático das histórias contadas. 

Em uma entrevista recente, médicos avaliaram os aspectos da medicina mostrados na série, e criticaram principalmente o jeito que os personagens reagem à situações de vida ou morte.

“Grey’s Anatomy é mais um romance melodramático do que uma série médica. Você nunca veria um estagiário praticando cirurgias sozinho, superiores sendo desconsiderados e residentes cometendo essa quantidade enorme de erros na vida real”, afirmou o Dr. Ross Kopelman.

A enfermeira Mary Sweeney concordou com a opinião do médico.

“Poucas séries me fazem revirar os olhos como Grey’s Anatomy. É a realidade mais afastada dos hospitais da vida real”, afirma a enfermeira.

Mas qual série médica trata a medicina com mais veracidade? A resposta é surpreendente.

De acordo com os médicos consultados, Scrubs é a série médica com a maior fidelidade à vida real.

A série de comédia foi exibida entre 2001 e 2010, e acompanhou a vida e confusões dos residentes do Sacred Heart Hospital.

“De todas as séries médicas que já vi, Scrubs é a mais fiel à vida real. Mesmo sendo uma comédia, a série mostra realmente como é a vida de um residente em um hospital. Ela mostra o que acontece no dia a dia de um hospital, não apenas quando ocorre uma emergência”, contou o Dr. Kopelman.

Grey’s Anatomy já foi renovada para a décima sétima temporada.