Netflix

Nimue era real? Explicamos os segredos de Cursed, da Netflix

Cursed estreou recentemente na Netflix, e já conquistou uma abrangente base de fãs no mundo inteiro. A série conseguiu se manter entre as mais assistidas da plataforma desde seu lançamento.

Protagonizada por Katherine Langford, a série imagina uma nova versão da lenda arturiana. Desta vez, a jovem heroína Nimue assume o papel principal, e embarca em uma jornada de mistérios e muita magia.

Na série, a estrela de 13 Reasons Why vive Nimue, uma personagem essencial nas histórias do Rei Arthur, que recebe a alcunha de Dama do Lago.

Confira abaixo tudo sobre as origens históricas e mitológicas da personagem!

Quem é Nimue?

Nimue é um dos nomes da Dama do Lago, uma importante feiticeira que desempenha um papel essencial na trama mitológica do Rei Arthur.

A personagem tem suas origens em “Matter of Britain”, uma serie de textos literários da Era Medieval que se relaciona com a figura do Rei Arthur, que de acordo com romances e registros históricos, governou e defendeu a Grã-Bretanha contra invasores saxões nos séculos V e VI.

Vale lembrar que o Rei Arthur é uma figura mitológica, não histórica. Embora tenha sido inspirado em aspectos de reis da vida real, o grande herói nunca existiu.

Sendo assim, a Dama do Lago também não é uma figura real. A personagem pode ter sido inspirada por feiticeiras celtas e sacerdotisas pagãs.

Existem duas versões da Dama do Lago nos romances medievais. 

A primeira aparece nas histórias mais antigas do Rei Arthur, nas quais Nimue é uma criatura sobrenatural que reside no fundo de um lago mágico.

Repleta de poderes especiais e com a habilidade de mudar de forma, é ela quem dá ao futuro Rei Arthur sua espada mágica Excalibur.

A segunda versão surge em romances de cavalaria franceses. Nessas obras, o nome “Nimue” aparece pela primeira vez. A personagem também é chamada de “Vivianne” ou “Ninienne”.

Diferentemente de sua primeira versão, a segunda Nimue ganha um caráter mais romântico. A Dama do Lago é descrita como uma espécie de fada madrinha, além de ser identificada como a mãe de criação do cavaleiro Sir Lancelot.

Nessas mesmas histórias, Nimue se torna amante do mago Merlim. É ela que prende o sacerdote em um círculo mágico, impedindo a utilização de seus poderes.

A adaptação de Cursed na Netflix usa elementos das duas versões clássicas da Dama do Lago.

“A Nimue sempre foi uma coadjuvante da história de outros personagens, e por isso nunca teve sua trama completa contada. E isso nos deu uma grande liberdade criativa. Somos capazes de contar uma história que já foi contada inúmeras vezes, sob uma perspectiva completamente diferente”, afirmou Katherine Langford sobre sua personagem.

A primeira temporada de Cursed já está disponível na Netflix. 

Escolha o Streaming e tenha acesso aos lançamentos, notícias e a nossas indicações do que assistir em cada um deles.