Black Mirror traz versões bem assustadoras do futuro, mostrando o lado sombrio da tecnologia. Um dos episódios da terceira temporada, no entanto, praticamente já se tornou realidade.

No segundo episódio da terceira temporada da série da Netflix, intitulado Playtest, vemos um jogo em realidade virtual de terror.

No episódio, vemos Cooper (Wyatt Russell) em uma viagem após a morte do seu pai. Ele evita as ligações da sua mãe e conhece Sonja em um bar, que apresenta uma nova oportunidade para ele.


Trata-se da possibilidade de testar um jogo ainda em beta para uma companhia de games. Cooper, então, começa a testar o game de terror em realidade virtual, que utiliza os medos da pessoa para criar o terror perfeito.

De fato, games de terror em realidade virtual não são exclusivos a Black Mirror. Resident Evil 7, por exemplo conta com uma versão em VR.

O conceito adaptativo do episódio de Black Mirror ainda não existe, mas muitos games se aproveitam da imersão, seja em VR, seja através da direção de arte e de som, para aterrorizar os jogadores.

Atrações extremas

Além do VR, existem atrações “assombradas”, que trazem experiências mais extremas. Não se tratam dos sustos normais de atrações do tipo e sim da incorporação de situações de violência extrema.

É algo tão intenso que os participantes precisam assinar termos livrando a atração de ser responsável por causar traumas psicológicos ou ferimentos físicos.

Blackout, uma dessas atrações, já simulou afogar os participantes, além de fazer eles rastejarem por lugares apertados.

Outros participantes descreveram experiências como terem colocado sacos plásticos em suas cabeças, comido substâncias desconhecidas e até terem sido presos.

Algumas atrações são tão extremas que ninguém conseguiu chegar ao fim sem dizer a palavra de segurança, que interrompe a experiência imediatamente.

Dito isso, Black Mirror não é algo tão distante assim da nossa realidade. Para quem quiser saber mais sobre tais experiências, há um documentário intitulado The Blackout Experiments, lançado em 2016, que traz relatos sobre a atração.

Todas as temporadas da série estão disponíveis na Netflix.