Embora Stargirl fosse uma série original do DC Universe, a segunda temporada agora será transmitida exclusivamente na CW, deixando Courtney Whitmore ainda mais perto do Arrowverso.

Enquanto isso, parece que qualquer conexão com as séries do Arrowverso como Supergirl ou Batwoman seria tênue, na melhor das hipóteses. Stargirl realmente fez sua estreia no evento Crise nas Infinitas Terras, mas o produtor Geoff Johns tem se esforçado para enfatizar que crossovers não acontecerão por um tempo.

Em vez disso, Stargirl se juntará à Sociedade da Justiça da América, antes de poder se envolver em aventuras maiores no multiverso da DC. Membros da Sociedade da Justiça da América como Flash e Lanterna Verde ainda não apareceram em Stargirl, exceto em uma foto antiga, mas há “planos no futuro” para que seus legados afetem futuros episódios.


Toda essa conversa levou os fãs a acreditar que a primeira temporada de Stargirl permaneceria praticamente fechada para o Arrowverso em geral. Embora isso seja tecnicamente verdadeiro, uma participação especial abre a série para um novo multiverso de possibilidades.

No episódio “Brainwave”, Pat revela a Courtney que ele e Starman pertenciam a outra equipe de super-heróis antes da constituição da Sociedade da Justiça da América. Uma rápida olhada em uma foto antiga em preto-e-branco revela os Sete Soldados da Vitória, com roupas antiquadas retiradas diretamente dos quadrinhos da Era de Ouro da DC.

O clássico Arqueiro Verde

Enquanto Pat descreve alguns deles pelo nome, um companheiro de equipe particularmente interessante que ele não menciona é ninguém menos que o Arqueiro Verde.

De brincadeira, Courtney o descreve como “Robin Hood”, mas os fãs de quadrinhos devem ter notado que esta é realmente uma versão mais antiga de Oliver Queen, que estreou pela primeira vez em More Fun Comics #73.

Como esta versão é de 1941, claramente não é o mesmo Oliver Queen de Arrow, vivido pelo ator Stephen Amell. Ainda assim, é importante notar que esta é a versão original de Arqueiro Verde, na qual todas as outras se baseiam, o que confirma que Oliver Queen realmente existiu na Terra-2 de Stargirl.

Enquanto os fãs do Arrowverso já viram versões alternativas de seus heróis favoritos antes, as novas versões do Arqueiro Verde eram poucas e distantes no multiverso – ou pelo menos, as versões que vimos.

Se Oliver Queen, de Stargirl, é de fato baseado diretamente nos quadrinhos, então sua história de origem é muito diferente daquela que os espectadores assistiram na TV. Nos anos 40, Arqueiro Verde era um arqueólogo e antropólogo que usava as mesmas técnicas de caça das culturas indígenas que estudou.

Este Oliver se uniu a um jovem Roy Harper e, juntos, eles também lutaram contra o crime como Arqueiro Verde e Ricardito, assim como em Arrow. O companheiro de Oliver também está na foto que Pat mostra a Courtney, mas ele também não é chamado pelo nome.

Não foi até a década de 1960 que o famoso criador de quadrinhos Jack Kirby reformulou a história de origem de Arqueiro Verde, introduzindo a narrativa de náufrago que inspirou a história de Arrow.

O que aconteceu com a versão de Stargirl de Oliver permanece incerto. Pat diz que perdeu a noção dos outros Sete Soldados ao longo dos anos, o que significa que Oliver ainda pode estar vivo em algum lugar da Terra-2.

Mas ele ainda poderia ajudar a combater o crime? Claro, ele seria muito mais velho, mas Pat e Courtney precisarão de toda a ajuda que puderem para derrotar a Sociedade da Injustiça.

Então, isso significa que Stephen Amell poderia reprisar seu papel em Stargirl? Desde que Arrow terminou, o ator disse que ele está “muito satisfeito” com seu tempo no Arrowverso.

“Eu terminei. Isso foi bom. Foram oito anos bons, mas estava na hora de terminar.”

Enquanto parece que Amell não vai se vestir como Arqueiro Verde de novo tão cedo, o produtor executivo Marc Guggenheim deixou as coisas em aberto para ele voltar. Oliver morreu no final de Crise nas Infinitas Terras, mas desde quando algo assim impediu os heróis dos quadrinhos de retornarem?

“A única coisa que eu sempre digo sempre que um personagem morre em qualquer um dos programas é que nós temos realidades alternativas. Temos viagens no tempo, flashbacks, o que você quiser. Temos todos esses meios de retorno diferentes. Não é como se alguém pudesse desaparecer para sempre”, disse Guggenheim.

Independentemente de Oliver Queen aparecer fisicamente em Stargirl ou não, o impacto de personagens da Era de Ouro como ele e os outros Sete Soldados continuará inspirando toda uma nova geração de heróis. E nunca dá para saber o que vai acontecer quando o próximo crossover do Arrowverso chegar…

Stargirl segue em exibição com sua primeira temporada nos Estados Unidos, através do DC Universe e da CW.