Jonathan Byers foi considerado um idiota depois de tirar fotos de Nancy Wheeler e Steve Harrington sem seu consentimento na primeira temporada de Stranger Things, mas havia uma razão para suas fotografias. Charlie Heaton interpretou o personagem de destaque desde o início da série da Netflix em 2016.

Embora ele finalmente tenha começado um relacionamento romântico com Nancy, o status do casal ainda não está claro. A família Byers e Eleven se mudaram de Hawkins no final da terceira temporada, e embora não tenha sido dito para onde Joyce e as crianças se mudaram, foi longe o suficiente para Jonathan se despedir de sua primeira namorada.

Antes de Jonathan e Nancy ficarem mais próximos durante as consequências do desaparecimento de Will, os dois eram mais como conhecidos.


Quando Will desapareceu, Jonathan procurou informações sobre o paradeiro de seu irmão mais novo. No segundo episódio, “The Weirdo on Maple Street”, Jonathon vasculhou a floresta que cercava a casa dos Harrington.

Enquanto vasculhava a área, Jonathan percebeu que Steve estava dando uma pequena festa, então ele tirou fotos deles na floresta sem que o grupo soubesse. O adolescente focou principalmente em Nancy, por quem ele claramente estava apaixonado.

O que Jonathan não sabia era que ele capturou o Demogorgon à espreita antes de matar Barb.

Quando Nancy mais tarde descobriu sobre as fotos, ela não se preocupou com as ações de Jonathan. Steve e seus amigos, entretanto, chamaram Jonathan de pervertido, pegando sua câmera antes de destruí-la.

Vendo como o grupo frequentemente intimidava Jonathan, eles acreditavam que ele estava obcecado por eles, especificamente Nancy. Apesar do fato de que Nancy acabou escolhendo Jonathan em vez de Steve, seus argumentos não eram exatamente justificados.

Tecnicamente, Jonathan tirou fotos sem o consentimento deles, mas suas motivações estavam do lado de sua própria percepção, em vez de uma obsessão ou ciúme.

Mistério solucionado

Para dar um mergulho mais profundo nas ações de Jonathan na floresta, era importante ver por que ele estava lá em primeiro lugar. Will desapareceu sem deixar vestígios e, além de sua própria mãe e dos melhores amigos de Will, muitas pessoas não se preocuparam inicialmente.

Até mesmo Nancy ignorou o incidente, alegando que o menino provavelmente estava bem. Enquanto Jonathan procurava por seu irmão, ele encontrou um grupo de outros adolescentes dando uma festa despreocupada.

Ele provavelmente ficou surpreso com a atitude deles enquanto ele estava no meio de uma situação trágica.

No mesmo ponto, estava claro que Jonathan se sentia um estranho em Hawkins, especialmente quando se tratava do ensino médio. Ele não era um dos garotos populares, nem parecia que tinha muitos amigos.

Enquanto observava colegas se divertindo em uma noite escolar aleatória, Jonathan não pôde deixar de documentar o ambiente do qual ele não fazia parte. Era simbólico que o personagem estivesse tirando fotos das sombras como se ele estivesse realmente olhando para dentro.

Em vez de explicar esse sentimento isolado para Nancy, ele usou a noção de que era um canalha, pois achava que ela não entenderia. À medida que Stranger Things continuava, Nancy passou a conhecer o verdadeiro Jonathan, assim como Steve.

Stranger Things voltará na Netflix em 2021, com sua quarta temporada.