Netflix

Conheça a história REAL que inspirou Away, da Netflix

Alerta de spoilers!

Away, a nova série de ficção científica da Netflix, acompanha a jornada da tripulação do Atlas, que embarca na primeira viagem de humanos à Marte. A questão que permanece com os espectadores é: ela é baseada em acontecimentos reais?

Não, Away não é baseada em fatos, mas é parcialmente inspirada em uma história real. O criador Andrew Hinderaker decidiu criar a série quando ele leu um artigo na Esquire, revela o Cinemaholic.

Escrito por Chris Jones, o artigo foca na missão de seis meses do astronauta Scott Kelly, à bordo da Estação Espacial Internacional. Durante esse tempo, sua família passou por uma crise séria quando sua cunhada levou um tiro.

No artigo, Kelly fala sobre o sentimento de estar longe da família, justamente quando ela precisa mais de você.

Hinderaker se sentiu pessoalmente conectado à experiência porque ele passou por algo similar. Quando estava trabalhando em uma peça em Chicago, ele recebeu a notícia de que sua esposa, com quem era casado há 15 anos, foi diagnosticada com uma terrível doença.

A sensação do que foi descrito naquele artigo, do que Scott sentiu naquele momento, em que você está fazendo exatamente o que deve fazer, então essa notícia é dada, quando a vida de alguém que você ama vira de cabeça para baixo e sua vida também. Tudo o que você quer fazer é voltar para casa”, disse o criador de Away ao CBR.

A história de Away

A protagonista de Away passa por uma experiência similar imediatamente após partir da Terra. Seu marido fica muito doente. Essa distância entre eles, quando a família mais precisa dela, é o que se torna o principal motor emocional da história.

Away mostra a jornada do Atlas da Terra a Marte. Em certo ponto, o sistema de recuperação de água da nave quebra, deixando a tripulação às margens de uma possível desidratação. Agindo como “cirurgiões”, os astronautas decidem que a melhor solução é um “transplante de coração” – a retirada das partes estragadas e substituição por materiais novos.

Este não é o único problema sofrido pela nave Atlas em sua viagem ao Planeta Vermelho, mas exemplifica bem o núcleo narrativo de Away: astronautas deixando de lado suas lutas pessoais em nome da sobrevivência.

A série é protagonizada por Hilary Swank, e conta com um impressionante elenco internacional, que consiste no russo Misha (Mark Ivanir), o indiano Ram (Ray Panthaki), o ganês Kwesi (Ato Essandoh) e a chinesa Lu (Vivian Wu).

A primeira temporada de Away já está disponível na Netflix.

Escolha o Streaming e tenha acesso aos lançamentos, notícias e a nossas indicações do que assistir em cada um deles.