Séries

Detalhe assustador de Ratched é copiado DESTE filme

Trilha sonora impressionante e cinematografia deslumbrante colocam “emoção” na série da história de origem de Mildred Ratched da Netflix, estrelada por Sarah Paulson. Mas por que essa trilha sonora é tão familiar?

No mais novo seriado da Netflix, Sarah Paulson (American Horror Story) estrela como a aterrorizante Enfermeira Ratched – apresentada pela primeira vez no livro Um Estranho no Ninho, de 1962, e na adaptação para o cinema, de 1975.

Ratched é um prelúdio de oito episódios feito para a Netflix de Um Estranho no Ninho, que visa apresentar e explicar a enfermeira temível em uma história de origem simpática.

Além de uma cinematografia bastante espetacular – cada cena é realmente deslumbrante de se olhar – e performances estelares para o elenco repleto de estrelas (Sharon Stone e Cynthia Nixon estrelam ao lado de Paulson), uma característica marcante da série é sua trilha sonora.

Desde a primeira cena da colaboração de Ryan Murphy e Evan Romansky, a trilha sonora é quase um personagem invisível, empurrando a ação de uma forma que é difícil de ignorar. E parece muito familiar. De onde você conhece?

Incrível trilha sonora

Acontece que os responsáveis ​​pela trilha sonora em Ratched – uma equipe de supervisores e editores musicais e o compositor vencedor do Emmy, Mac Quayle – seguiram suas sugestões do filme de terror de 1962, Círculo do Medo. Incluindo algumas dicas literais na forma de passagens orquestrais emprestadas.

A trilha sonora de Círculo do Medo foi composta pelo pioneiro da música cinematográfica Bernard Herrmann e retrabalhada por outra lenda da música do cinema, Elmer Bernstein, para o remake de 1991 do filme.

E aqui Quayle pega emprestado algumas passagens da partitura de Herrmann, enquanto compõe sua própria trilha sonora original inspirada na partitura de Círculo do Medo. Pense em trompas estridentes e instrumentos de sopro estridentes em suspensão, tudo sustentado por tremores de cordas terrivelmente tensos.

Esses dispositivos deixam a trilha sonora de Ratched com uma sensação de terror clássica que é imediatamente familiar, mas notavelmente perceptível.

Aliás, não vale a pena pular os títulos de abertura de Ratched (pelo menos uma vez) – principalmente pela música.

Porque a música é a envolvente Dança Macabra, op. 40, de Camille Saint-Saëns. A melodia crescente é sempre ótima de se ouvir.

Ratched já está disponível na Netflix.

Escolha o Streaming e tenha acesso aos lançamentos, notícias e a nossas indicações do que assistir em cada um deles.