Para quem cresceu na década de 1980, Karatê Kid é uma obra de arte seminal. Mesmo que você não tenha visto o filme, você provavelmente conhece a história do jovem Daniel LaRusso (Ralph Macchio) que estuda com o Sr. Miyagi (Pat Morita) para ganhar um campeonato de caratê.

“Passa a cera e tira a cera” agora é uma parte permanente do léxico da cultura pop, e as pessoas vão sempre debater se o chute no final do filme quebrou alguma regra.

Os fãs dos anos 80 agora têm outro caminho para saciar sua nostalgia com a série Cobra Kai da Netflix, que foi ao ar originalmente no YouTube Red. A série acontece nos dias modernos, onde o valentão do filme original, Johnny Lawrence (William Zabka), também ensina caratê.


Mas ele vive no passado, nunca superando a derrota no torneio. Cobra Kai lida muito com a cultura dos anos 80, e há uma referência particular da década que significa um pouco mais do que você pode pensar à primeira vista.

Referência com significado

No primeiro episódio de Cobra Kai, somos apresentados a um Johnny Lawrence mais velho.

Ele não fez nada com sua vida, e principalmente fica em casa assistindo filmes em sua televisão e misturando cerveja e refrigerante. Só por esta cena, vemos como Lawrence não consegue escapar de seu passado.

Afinal, o filme que ele está assistindo é Águia de Aço, de 1986, um filme militar da vida real no mesmo estilo de Top Gun. Faz sentido deixar esse personagem obcecado pelos anos 80, mas aquele filme em particular tem um significado especial no universo de Karatê Kid.

O ator Larry B. Scott interpreta Reggie em Águia de Aço. Ele também interpretou um dos alunos do Cobra Kai, Jerry, no filme original de Karatê Kid. Um fã no Reddit apontou a conexão, tornando-se uma grande autorreferência.

Talvez seja um dos filmes favoritos de Johnny Lawrence, especificamente porque é estrelado por um cara que se parece com um de seus ex-membros do Cobra Kai?

De qualquer forma, Larry B. Scott existe tanto em nosso universo quanto no universo de Cobra Kai.

No Brasil, as duas primeiras temporadas de Cobra Kai já estão disponíveis na Netflix. A terceira temporada deve ser lançada em 2021.