O amor de Claire e Jamie é o aspecto central de Outlander, que define boa parte da série. Mas fica a questão: por que exatamente ela se apaixonou por ele? Agora a atriz Caitriona Balfe explicou exatamente como isso aconteceu.

Em entrevista ao Vulture, a atriz explicou especificamente o que atraiu Claire a Jamie e por que ela acabou o escolhendo ao invés do seu primeiro marido.

A atriz de Outlander disse que Claire se apaixonou por Jamie em razão de sua “inteligência emocional”, dizendo que a cena em que Jamie bate nela por tentar fugir foi importante no desenvolvimento de sua relação.


“Amo que eles mostram a perspectiva de Jamie também, assim você entende que precisa enxergar essa cena da perspectiva de alguém de 1743”, disse a atriz irlandesa.

“Dessa forma, mesmo que não seja um ato aceitável, você consegue entender as razões. Ele foi criado assim, é o que ensinaram a ele, é o que ele deveria fazer. Você entende que não é o que ele queria fazer, mas era parte do código de honra”.

“Mas por causa disso, ele consegue enxergar que a punição obviamente a traumatizou, ele consegue perceber que, talvez para eles, exista uma estrada diferente”.

“Quando ela enxerga sua disposição em evoluir, crescer, e mudar, ela se permite perdoá-lo”, concluiu a atriz.

Inspiração de Outlander

Outlander pode utilizar acontecimentos históricos para tecer sua trama, mas Diana Gabaldon se inspirou em outra famosa série de TV para criar os livros que deram origem ao seriado da Starz.

A autora revelou (via Express) que foi inspirada a escrever os livros após assistir Doctor Who, mais especificamente a Era do Terceiro Doutor.

Nesse período da longeva série britânica, o Doutor é acompanhado por Jamie McCrimmon, um escocês do século XVIII, interpretado por Frazer Hines.

Obviamente, o personagem influenciou diretamente Jamie Fraser, que basicamente junta o nome do personagem de Doctor Who, com o nome do seu intérprete.

A autora também cita um sobrevivente da batalha de Culloden, de sobrenome Fraser como uma das inspirações por trás do personagem.

“Eu disse para eu mesma, ‘bem, okay, você está escrevendo um livro, mas não importa o tempo em que ele se passa, então por que não a Escócia do século XVIII?”, disse a autora.

Naturalmente que os elementos de viagem no tempo em Outlander também foram influenciados por Doctor Who.

Outlander já está renovada para 6ª temporada.