Uma atualização da Netflix acaba de tornar Avatar: A Lenda de Aang mais acessível para seu público cego.

A notícia veio do cineasta cego, James Rath, que tuitou sobre a atualização para seus seguidores.

Avatar: A Lenda de Aang agora está acessível para público cego na Netflix com descrições de áudio… passe adiante.”


Desde o início das práticas de quarentena, muitos passaram a assistir ou assistir novamente à série e, com essas ferramentas de acessibilidade, outros agora terão a chance de se juntar a Aang e seus amigos enquanto lutam contra a Nação do Fogo.

A nova atualização permite que os espectadores assistam Avatar: A Lenda de Aang com descrições de áudio adicionadas. Em um vídeo do YouTube, Rath garante aos espectadores que as descrições não interrompem nenhum diálogo.

“O objetivo é ser uma narração entre os diálogos para ajudar você a saber a parte importante da narrativa”, disse ele.

Rath também confirmou que tanto a série de animação original quanto o filme em live-action de 2010 agora apresentam descrições de áudio, embora Rath tenha dito: “Não falamos sobre o filme.”

Um fã mencionou Toph Beifong, a personagem cega da série, e como as novas ferramentas a beneficiariam: “Toph pode finalmente se ver na TV.”

Essas descrições de áudio são apenas parte das opções de acessibilidade que a Netflix oferece.

Opções de acessibilidade

Dependendo se o espectador tem necessidades auditivas, visuais ou de mobilidade, eles também têm acesso a sistemas de escuta, legendas ocultas, atalhos de teclado, leitores de tela, legendas e comandos de voz.

Avatar: A Lenda de Aang foi ao ar na Nickelodeon de fevereiro de 2005 a julho de 2008. Uma série em live-action está planejada para a Netflix, embora os criadores do programa, Michael Dante DiMartino e Bryan Konietzko, recentemente tenham deixado o projeto devido a diferenças criativas.

No Brasil, Avatar: A Lenda de Aang está agora disponível na Netflix.