O Pikachu de Ash pode não ter evoluído ainda, mas no anime Jornadas Pokémon, ele ganhou uma nova transformação. O recente episódio mostrou o monstrinho ganhando sua transformação gigantamax.

Esse tipo de metamorfose foi introduzida nos games Pokémon: Sword e Shield e basicamente consiste em versões gigantes dos personagens, com leves diferenças visuais.

A transformação ocorre após Pikachu cair em uma fenda com energia dynamax, no meio da batalha, que ele acaba absorvendo, ocasionando nessa mudança.


Ele tenta partir para o ataque, mas não habituado com a transformação, acaba tropeçando. Eventualmente, Leon acaba ajudando Ash no processo e ensina como fazer Pikachu lutar nessa nova forma.

Posteriormente, já com um bracelete dynamax, Ash começa outra batalha, dessa vez contra Leon e seu Charizard, e faz Pikachu assumir sua forma dynamax, agora com mais controle.

Ash acaba perdendo, mas aprende a melhor conduzir as batalhas com essa transformação do Pikachu.

Resta aguardar para saber se veremos muito mais disso no anime Jornadas Pokémon.

Triste revelação

O grande universo de Pokémon esconde alguns segredos e algumas tristes curiosidades. Uma delas foi revelada no anime Pokémon – A série: Sol e Lua.

Os fãs podem ter uma noção diferente sobre as mortes no anime. Para muitos, os pokémon só morrem nos campos de batalha.

Porém, o episódio 21 desse anime, com o título One Journey Ends, Another Begins, traz uma chocante revelação. Os pokémon podem morrer de outras formas – o que quebra o coração dos fãs.

No capítulo, Ash encontra um Stoutland. O personagem percebe que a criatura não está bem, então o leva para um centro de recuperação.

Após os exames, a enfermeira Joy tem uma triste notícia. O caso do Stoutland também traz a revelação aos fãs.

Ao ver o pokémon, a enfermeira Joy diz que nada pode ser feito. O Stoutland estava chegando ao fim da vida dele de forma natural.

Com esse diagnóstico, o anime confirma que os pokémon também têm uma expectativa de vida. Sem ferimentos ou doenças, o Stoutland tem até a morte confirmada no capítulo.

O que deixou todos mais tristes é que um Litten chorou ao ver a despedida do amigo. A conexão entre as criaturas faz os fãs repensarem sobre as mesmas ligações da vida real que são perdidas em situações como essa.

Essa morte foi a primeira do anime por causas naturais. Apesar do caso, Pokémon não revelou qual era a idade do monstrinho e como isso afeta a vida de diferentes espécies.