Netflix

[SPOILER] fica vivo em Dark? Criadores revelam

ALERTA DE SPOILERS

Dark terminou na 3ª temporada na Netflix. A história tem um final emocionante, mas que deixa uma pergunta no ar.

Após acabarem com o ciclo de sofrimento dos três mundos, Jonas e Martha parecem sumir. Mas, antes de evitarem o acidente da família de H.G. Tannhaus, os dois se observam no vórtex, dentro de um outro mundo.

Para muitos fãs é um indicativo de que Jonas e Martha vão existir no mundo de origem. Assim, terão a história de amor e o desfecho feliz que todos gostariam que eles tivessem.

Os criadores Baran bo Odar e Jantje Friese conversaram com o The Hollywood Reporter. A resposta anima os fãs porque o indicativo é que o casal fica vivo (ou melhor, passará a existir no mundo de origem de Dark).

“Nós acreditamos em dualidade. Nós não acreditamos em uma resposta para coisas grandes. Tudo é relativo. É esperançoso e sinistro ao mesmo tempo. Em outros projetos que fizemos, não gostamos de colocar um ponto. Colocamos um ponto, esperamos um pouco e adicionamos uma pergunta no fim. É uma nuance legal para o fim”, disse Friese.

Enquanto isso, Odar garante que cada fã pode ter a sua interpretação. A inspiração foi tirada de Blade Runner.

“É uma bela história (em Dark). Você vai tirar algo pessoal disso. É o mesmo que Blade Runner e que as pessoas pensam que Harrison Ford não é uma réplica e eu penso, ‘Como ele não é?’ É uma bela história, tem uma pergunta no fim”, completou o criador.

Os criadores não quiseram responder a opinião deles sobre o fim de Dark. Porém, há uma boa chance da sobrevivência de Jonas e Martha pelas declarações.

Ator de Dark reforça ideia na Netflix

O que reforça a ideia de Jonas e Martha é a declaração de outro ator. De uma forma mais simples, a quebra do nó deveria acabar com a vida de todos personagens que surgem dele.

Porém, Max Schimmelpfennig, o intérprete da versão jovem de Noah, disse ao Express que o personagem dele está vivo. Noah também estaria no mesmo caso de Jonas e Martha.

“Sim, eu acho que sim. Eu penso sobre o que ele faria, sobre o que ele estaria fazendo e acho que ele não vive em Winden mais. Talvez uma casa perto de um lago. Ele está com uma cerveja, pensa na vida e está apaixonado porque este é o personagem e é o que mais gosto sobre ele – é tudo sobre amor e destino. Ele definitivamente está vivo”, respondeu o artista.

Como os criadores afirmaram, cada um tem a própria interpretação. Assim, a resposta é válida.

“Quatro famílias iniciam uma desesperada busca por respostas quando uma criança desaparece e um complexo mistério envolvendo três gerações começa a se revelar”, diz a sinopse de Dark.

Dark está disponível na Netflix.

Escolha o Streaming e tenha acesso aos lançamentos, notícias e a nossas indicações do que assistir em cada um deles.