Em um mundo saturado com a nostalgia dos anos 80, Cobra Kai, com quase três temporadas de profundidade, oferece um produto que está acima dos demais.

Seu talento para reverenciar e honrar suas origens na franquia de filmes Karatê Kid, ao mesmo tempo em que oferece aos espectadores uma história nova e interessante, é incomparável.

Como resultado, a base de fãs da série, assim como seu elenco, é uma mistura única de jovens e velhos que são igualmente atendidos.


A maioria gosta de simplesmente assistir ao desenrolar da narrativa, mas em ambos os campos, vários fãs de Cobra Kai buscam algo mais em sua experiência visual: referências.

Felizmente para esses observadores com olhos de águia, a série certamente oferece detalhes pequenos e aparentemente insignificantes que realmente significam muito a longo prazo.

Na maioria das vezes, eles existem para preencher a lacuna entre Cobra Kai e os filmes de Karatê Kid e agradar aos grandes fãs.

Mesmo que as supostas descobertas de alguns telespectadores acabem sendo um pouco exageradas, outras são muito mais concretas.

Em um caso particular, há um aceno bastante evidente para um personagem secundário de Karatê Kid – A Hora da Verdade de 1984, cujas façanhas depois que os créditos rolaram foram deixadas para a imaginação.

Importante referência

Em um dos acenos mais profundos de Cobra Kai, o episódio intitulado “Lull” de sua segunda temporada faz referência a um dos personagens mais esquecidos, porém importantes, da cronologia.

Lutando contra o dia mais quente do ano, Daniel LaRusso (Ralph Macchio) decide que, em vez de cancelar o treinamento de seus alunos, fará alguns ajustes em seu ambiente.

Ele leva seus alunos a um frigorífico para mantê-los frios enquanto eles se submetem aos exercícios de artes marciais. No fundo da cena, os telespectadores podem ver um rótulo da Fernandez Meat Company, fazendo referência ao personagem clássico de Karatê Kid – A Hora da Verdade, Freddy Fernandez.

Para quem não se lembra, Fernandez, interpretado por Israel Juarbe em Karatê Kid – A Hora da Verdade, é uma das primeiras pessoas com quem Daniel faz amizade depois de se mudar para Reseda, em Los Angeles, na Califórnia, e o chama de “o garoto do caratê”.

Os dois meninos se encontram por puro acaso quando Daniel abre uma porta com um chute em seu complexo, sendo que Freddy estava atrás, derrubando-o. Os dois se tornaram amigos rapidamente – embora, por algum motivo, Freddy não tenha tido mais tempo de exibição fora do primeiro filme.

No Brasil, Cobra Kai está agora disponível na Netflix.