Séries

Cobra Kai esconde segredo por trás do nome de dojo; veja

Em Cobra Kai, o que o nome do dojo principal realmente significa? A escola fictícia de caratê foi introduzida pela primeira vez no início da franquia de 1984, Karatê Kid – A Hora da Verdade, e alimenta grande parte do conflito narrativo em toda a série da Netflix.

O dojo Cobra Kai adere a uma mentalidade “sem misericórdia” e luta totalmente de preto, deixando observadores casuais se perguntando sobre as especificidades do nome do dojo.

Cobra Kai é estrelada por William Zabka e Ralph Macchio como Johnny Lawrence e Daniel LaRusso, respectivamente. Décadas depois de se enfrentarem no All-Valley Karate Tournament de 1984, os dois personagens ainda discutem sobre sua batalha – o evento culminante de Karatê Kid – A Hora da Verdade.

Daniel venceu a partida com base no conhecimento adquirido de seu sensei do Miyagi-Do, o Sr. Miyagi (Pat Morita). Quanto a Johnny, vítima de um chute ilegal de guindaste, ele foi forçado a se explicar ao sensei John Kreese (Martin Kove), o fundador do Cobra Kai.

Karatê Kid 2 – A Hora da Verdade Continua começa imediatamente após os eventos do filme original e mostra o Sr. Miyagi defendendo a honra de Johnny envergonhando Kreese em público.

Em Cobra Kai, um Johnny deprimido restabelece Cobra Kai e relutantemente permite que Kreese co-treine uma nova geração de alunos.

A decisão imprudente resulta em uma sequência de luta fascinante durante o final da segunda temporada de Cobra Kai, e configura uma reviravolta final que estabelece Kreese como o proprietário legal do dojo Cobra Kai.

A escola de caratê inclui um slogan de parede que diz “Golpeie primeiro, golpeie com força, sem misericórdia” e suas técnicas são baseadas em tradições complexas, mas o significado real de “Cobra Kai” é bastante simples.

O significado do nome

De acordo com um extenso relatório de 2020 sobre as inspirações de caratê de Cobra Kai (via Den of Geek), o nome “Cobra Kai” se traduz literalmente como “Assembleia Cobra” ou “Encontro Cobra”.

Além disso, a maioria das técnicas reais usadas pelo dojo não eram inspiradas no caratê tradicional, mas sim no Tang Soo Do – um estilo coreano de artes marciais.

Karatê Kid – A Hora da Verdade foi coreografado por Pat E. Johnson, cuja influência de Tang Soo Do se estende até a série da Netflix.

Em uma reviravolta de personagem única, o personagem Kreese presumivelmente aprendeu Tang Soo Do enquanto servia o exército dos Estados Unidos na Coréia, e então trouxe seu conhecimento de volta para a América após se tornar o campeão de caratê do exército dos Estados Unidos.

No entanto, Kreese não incorporou uma clara influência coreana ao nomear seu novo dojo, já que “Assembleia Cobra” deve ter parecido mais prático.

Além disso, na cultura americana, a cobra é um símbolo de perigo com seu veneno mortal e ataques rápidos. Esse é o jeito de John Kreese.

O dojo Cobra Kai pode ter um nome genérico e simples (além da óbvia correlação de cobra), mas Miyago-Do está realmente enraizado em profundas tradições de artes marciais.

O estilo de Miyagi incorpora técnicas dos estilos kata e Gōjū-ryū, ambos originados na cidade natal do personagem, Okinawa, Japão.

Em Karatê Kid – A Hora da Verdade, Daniel aprende o básico de Miyagi-Do e, em seguida, mergulha na cultura de Okinawa durante sua visita em Karatê Kid 2 – A Hora da Verdade Continua.

Quando o Sr. Miyagi explica a história de origem do dojo familiar, ele essencialmente conta a história da vida real do fundador do Gōjū-ryū, Chōjun Miyagi.

Com Cobra Kai, a cultura do dojo é principalmente baseada nas filosofias de John Kreese, um personagem que provavelmente será o vilão principal na terceira temporada de Cobra Kai.

Escolha o Streaming e tenha acesso aos lançamentos, notícias e a nossas indicações do que assistir em cada um deles.