Séries

O que é visto no cérebro do gato falante? Rick and Morty revela

Indo para a quinta temporada, Rick and Morty continua a bagunçar nossas cabeças, balançando as respostas para os mistérios revolucionários bem na nossa frente.

Beth do Espaço é a Beth “real”? Onde está a ex-esposa de Rick, Sra. Sanchez? E é realmente verdade que Rick é Morty e Morty é Rick?

Embora seja muito cedo para saber se essas perguntas algum dia serão respondidas antes que o seriado termine, pelo menos um mistério foi resolvido, e tem tudo a ver com aquele gato falante enganosamente encantador.

Lance suas mentes de volta ao episódio da quarta temporada “Claw and Hoarder: Special Ricktim’s Morty”.

Em meio a todos os dragões dolorosamente sem graça, Jerry partiu em uma espécie de busca secundária com um gato falante dublado por Matthew Broderick.

Ao conhecer o adorável felino, Jerry perguntou ao gato como ele podia falar, ao que ele respondeu com dois pedidos próprios: ser levado para a Flórida e Jerry parar de perguntar como ele pode falar.

À medida que o episódio avançava, outros personagens também fizeram a mesma pergunta ao gato, mas ele nunca respondeu diretamente, ao invés disso, escolheu mudar de assunto todas as vezes. No final do episódio, Rick usou alguma tecnologia para ler a mente do gato e tentar descobrir como ele fala.

Embora os espectadores não tivessem conhecimento do conteúdo da mente do gato, Jerry vomitou imediatamente ao descobrir a verdade, e Rick até considerou tirar a própria vida, incapaz de lidar com o que acabara de ver.

Naturalmente, isso deixou os espectadores se perguntando o que diabos Rick e Jerry realmente viram no cérebro do gato.

Considerando todas as coisas confusas que Rick fez ao longo dos anos, deve ter sido algo monumentalmente perturbador. Imediatamente após o episódio ir ao ar, um fã no Reddit fez seu trabalho, teorizando o que poderia estar acontecendo com o Gato Falante.

Algumas das possibilidades mais plausíveis – mas ainda insanas – incluíam o seguinte: o gato é na verdade um Morty; o gato é uma entidade cósmica de maldade indescritível; o gato é uma referência ao horrível meme do Garfield, “Me desculpe, Jon”; ou o gato foi vítima de uma violência indescritível.

Ao falar com o dublador de Jerry, Chris Parnell, o Digital Spy perguntou o que ele achava que Rick e Jerry poderiam ter visto na mente do Gato Falante, ao que ele respondeu:

“Oh, uau. Eu acho que seria o gato apenas estripando outras pessoas, ou talvez uma espécie de governante Hitler supervisionando a morte de milhões, ou – eu não sei – cometendo atos sexuais horríveis.”

Parnell continuou: “É só… não sei. É difícil de imaginar. É melhor deixar assim.”

Embora Chris não tivesse certeza de sua resposta na época, ele acertou em cheio. O que o Gato Falante viu é “difícil de imaginar”, e esse é o ponto principal.

Mistério sem resposta

De acordo com Decider, o co-criador de Rick and Morty, Dan Harmon, finalmente explicou do que se tratava o Gato Falante nos comentários do DVD da quarta temporada. E não, o gato não é uma entidade cósmica do mal indizível.

“A subtrama do gato foi uma tentativa de apenas se divertir”, diz Harmon.

“O gato representa aquela voz em sua cabeça na sala dos escritores que você está pensando demais.”

Na mesma faixa de comentários, o escritor Jeff Loveness também explica a inspiração original para essa ideia, dizendo: “Isso veio de filmes como Oliver e sua Turma e tudo mais. Eles realmente não explicaram por que os gatos podem falar.”

Então aí está. Fãs e críticos separam cada cena deste seriado para encontrar um significado, mesmo quando pode não estar lá.

Assim, o Gato Falante é na verdade um porta-voz para os criadores Dan Harmon e Justin Roiland, lembrando os espectadores de parar de analisar tudo tanto. E é por isso que o gato continua dizendo às pessoas para parar de complicar as coisas: “Não faça perguntas. Apenas divirta-se.”

Esta não foi a primeira vez que Harmon e Roiland enganaram os fãs de Rick and Morty na quarta temporada – lembra do Morty Fascista? E não é a primeira vez que eles apontam para os obsessivos do Reddit que analisam demais a série animada também.

Em 2017, Harmon explicou à Inverse que “o produtor e o fã têm objetivos opostos. Decodificar e teorizar, isso é um fã em sua melhor e mais alta forma quando eles estão pensando sobre o seriado em um nível que o produtor está em sua melhor forma quando simplesmente não está.“

“Você quer que as pessoas sintam esse carinho por um programa, mas não quer realmente todas as suas respostas determinadas no início de alguma conferência, seis anos antes de serem importantes para a trama.”

Roiland concordou, dizendo à Inverse que ele geralmente evita “mergulhar nas coisas no Reddit” por essa mesma razão.

“É ruim ter essas coisas grudadas no meu subconsciente.”

E é por isso que nunca saberemos o que Rick e Jerry viram na mente do Gato Falante. Mesmo que o felino astuto retorne em uma temporada futura – Parnell diz que “não seria um problema” -, Harmon e Roiland não explicam o passado do Gato porque isso prejudicaria seu ponto original.

Se isso te faz sentir melhor, a equipe de Rick and Morty recentemente prometeu respostas de um tipo diferente, indicando que a verdade por trás de Beth do Espaço será revelada na quinta temporada.

No Brasil, Rick and Morty está agora disponível na Netflix.

Escolha o Streaming e tenha acesso aos lançamentos, notícias e a nossas indicações do que assistir em cada um deles.