Séries

Popular desenho volta e faz piada polêmica com Johnny Depp

O primeiro episódio do revival de Animaniacs no Hulu contém uma cena que descreve Johnny Depp que tem causado alguma controvérsia e levou alguns a pedir um boicote de estúdio do seriado, Warner Bros.

A série animada original de Animaniacs foi ao ar por cinco temporadas, entre 1993 e 1998, na Fox Kids e então Kids’ WB e a primeira temporada do revival está agora no Hulu.

Embora tanto o original quanto o revival sejam comercializados como desenhos animados infantis, Animaniacs é conhecido por incluir muito humor voltado especificamente para adultos.

Os episódios de Animaniacs são geralmente compostos de esquetes cômicas e números musicais. As canções costumam ter ritmo acelerado, com piada após piada e mal dá tempo de registrar cada uma.

Um desses números musicais rápidos do revival de Animaniacs atraiu controvérsia por uma piada feita às custas de Depp.

Em uma música chamada “Reboot It”, os personagens principais Yakko, Wakko e Dot zombam da infinidade de reboots nos últimos anos para zombar de si mesmos por entrarem no movimento. As referências de músicas mostram como Gilmore Girls, Arquivo X e As Visões da Raven, que foram todas revividas ou reiniciadas de alguma forma.

A polêmica piada em questão é um pôster do desenho animado de Johnny Depp com o texto que inclui o nome completo de Depp e um título de filme fictício: “Johnny 2: Contando Mentiras”. Muitos fãs de Depp, chateados com a piada, recorreram às redes sociais para defender Depp e pedir um boicote à Warner Bros.

O estúdio também pediu recentemente a Johnny Depp que renunciasse a Animais Fantásticos 3, gerando uma petição dos fãs para readmitir o ator.

Os defensores de Johnny Depp acreditam que a piada foi inadequada, dizendo que Depp é um sobrevivente de violência doméstica e foi injustamente perseguido pela mídia por causa das alegações de abuso que ele fez contra sua ex-mulher, Amber Heard, bem como as alegações de abuso que ela fez contra ele.

Nova polêmica

O divórcio polêmico do casal vem gerando manchetes há vários anos. Mais recentemente, Depp perdeu um processo por difamação contra a publicação de notícias britânica Sun [via CNN].

Em 2018, o Sun publicou um artigo com uma manchete (que agora foi alterada) referindo-se a Depp como um “espancador de mulheres” e o processo de difamação resultante de Depp foi indeferido pelo juiz em 2 de novembro de 2020, e, menos de três semanas depois, o revival de Animaniacs estreou no Hulu.

Apoiadores de Depp – que até agora geraram duas enormes petições dedicadas ao ator – não ficaram felizes com o programa zombando do ator, que já estava sendo impactado em sua carreira e vida pública, perdendo papéis importantes em ambos Animais Fantásticos 3 e Piratas do Caribe, embora já houvesse rumores de sua saída deste último.

Petições para restabelecer Depp em ambas as franquias reuniram centenas de milhares de assinaturas e muitos desses signatários agora estão pedindo um boicote à Warner Bros. por causa de Animaniacs.

Outros argumentaram que o episódio de Animaniacs estava simplesmente desatualizado. Há outra música no primeiro episódio do revival de Animaniacs chamada “Catch Up Song”, na qual os personagens mencionam especificamente o fato de que o programa estava sendo animado em 2018.

Em suma, poderia ser genuinamente o caso de uma coincidência infeliz.

A animação poderia ter sido feita depois que o artigo do Sun foi publicado pela primeira vez (nesse ponto, o tribunal da opinião pública foi geralmente contra Depp), então é possível que o programa pretendesse fazer referência ao artigo inicial do Sun e não ao processo subsequente que Depp moveu e perdeu.

Dito isso, a breve cena poderia ser removida de Animaniacs se a Warner Bros. quisesse fazê-lo antes do lançamento, e os apoiadores de Johnny Depp acreditam que deveriam, embora seja improvável que o programa, que é conhecido por seu humor nervoso e às vezes provocadoramente ofensivo, o faça.

Escolha o Streaming e tenha acesso aos lançamentos, notícias e a nossas indicações do que assistir em cada um deles.