Netflix

Popular série da Netflix tem triste ligação com Heath Ledger

O novo sucesso da Netflix é a minissérie O Gambito da Rainha, que conta a história da enxadrista prodígio, Beth Harmon (Anya Taylor-Joy). A produção tem sido elogiada, mas demorou muito a sair do papel em razão de uma tragédia.

A série é baseada no livro de mesmo nome de 1983, de Walter Tevis, mesmo autor de O Homem que Caiu na Terra, que deu origem ao filme com David Bowie.

O Gambito da Rainha se tornou um sucesso instantâneo para Tevis e é considerado um dos melhores livros sobre xadrez já escritos. Com isso, o interesse em realizar uma adaptação surgiu logo nos anos 1980.

O problema é que os direitos de adaptação passaram a ser contestados após o falecimento de Tevis em 1984, o que atrasou a adaptação em décadas.

Diretores renomados como Bernardo Bertolucci e Michael Apted chegaram a demonstrar interesse no projeto, mas acabaram não realizando adaptações.

Eis que um ator decide pular para a cadeira de direção, considerando adaptar justamente O Gambito da Rainha.

Esse ator é ninguém menos que Heath Ledger, que faleceu pouco após interpretar o Coringa em Batman: O Cavaleiro das Trevas.

Tragédia atrasou o projeto

Antes da sua morte trágica em 2008, Heath Ledger estava trabalhando com o roteirista Allan Schiach em uma adaptação do livro de Tevis, que serviria como sua estreia como diretor. Ellen Page estava até sendo considerada para viver a protagonista, Beth Harmon.

As filmagens já estavam, inclusive, previstas para começar no fim de 2008, mas Ledger faleceu em janeiro desse ano. Com isso, o projeto foi engavetado até se tornar a série da Netflix, com outra equipe por trás.

O Gambito da Rainha, da Netflix, é estrelado por Anya Taylor-Joy, Thomas Brodie-Sangster, Bill Camp, Moses Ingram, Harry Melling e Chloe Pirrie.

“Em um orfanato nos anos 1950, uma garota-prodígio do xadrez luta contra o vício em uma jornada improvável para se tornar a número 1 do mundo”, diz a descrição oficial da minissérie.

A direção é de Scott Frank. Como dito antes, trata-se de uma adaptação do romance homônimo de Walter Tevis.

O Gambito da Rainha já está disponível na Netflix.

Escolha o Streaming e tenha acesso aos lançamentos, notícias e a nossas indicações do que assistir em cada um deles.