Séries

Rick and Morty pode estar chegando ao fim; veja

Ao contrário da maioria dos outros seriados, Rick and Morty está prosperando em 2020. Após o lançamento da quarta temporada, a produção da quinta temporada está acelerando ainda mais rápido do que os fãs esperavam.

De acordo com o produtor Dan Harmon: “Estamos mais dentro do cronograma do que nunca.”

Isso é um bom presságio para o futuro imediato da série animada, mas e além disso?

Em 2018, o Adult Swim encomendou mais setenta episódios de Rick and Morty. Dez foram ao ar desde então, o que significa que temos pelo menos mais sessenta. Assumindo que as temporadas futuras continuem a durar dez episódios cada, isso levaria Rick and Morty até a décima temporada.

E, claro, isso não significa necessariamente que a série animada pararia por aí também. Afinal, Rick and Morty é o programa mais popular do Adult Swim, e rivais de animação na Fox duraram muito mais tempo, incluindo Os Simpsons, Uma Família da Pesada e muito mais.

Tudo isso soa muito embaraçoso na teoria, mas não há garantia de que tudo funcionará dessa maneira. Na verdade, há uma teoria de fãs surpreendentemente convincente no Reddit que afirma que Rick and Morty pode realmente terminar muito mais cedo do que pensamos.

Convincente teoria

Um usuário do Reddit sugere que Rick and Morty sairá do ar depois de apenas oito temporadas, e a razão disso pode ser encontrada no sexto episódio da quarta temporada.

“Never Ricking Morty” é confuso, mesmo para os padrões de Rick and Morty, mas essencialmente, todo o episódio se passa em um Trem de História, que atua como um dispositivo narrativo literal.

Cada carruagem está cheia de pessoas contando histórias clichês sobre Rick e, a princípio, ele está preso lá com elas. Eventualmente, Rick percebe isso e detona um barril de Continuidade para escapar desta antologia e viajar para qualquer lugar no trem.

Depois de quebrar a “continuidade”, Rick descobre um mapa do trem que, na verdade, é uma representação direta de algo conhecido como Círculo de História.

Criado pelo produtor de Rick and Morty, Dan Harmon, este dispositivo narrativo é uma variação da Jornada do Herói tradicional de Joseph Campbell e, na maior parte, cada episódio de Rick and Morty segue sua estrutura.

Há mais detalhes, mas em suma, o Círculo de História de Dan Harmon conta com apenas oito estágios.

Sendo a bagunça caótica que é, Rick rejeita o Círculo de História.

“Claro, essa coisa é apenas um círculo idiota”, diz Rick.

“Você pensaria que era tão complicado. Não temos que fazer nada, Morty. Este é apenas um guia estrutural, obviamente vamos transmitir nosso próprio estilo.”

No entanto, “Never Ricking Morty” ainda acaba seguindo essa estrutura em algum grau. Na última cena, Rick finalmente mostra a Morty o amor e a atenção que ele merece, o que nos leva ao oitavo estágio do Círculo de História de Harmon: “Mudança”.

O internauta que desenvolveu a teoria argumenta que essa estrutura narrativa não se aplica apenas a episódios individuais, mas também ao arco mais amplo de Rick and Morty.

Quando Rick encontra o mapa do Círculo de História pela primeira vez, ele diz que eles estão na carruagem quatro, o que pode facilmente representar a quarta temporada em que este episódio se passa também.

O avô de Morty então brinca sobre descer do trem na carruagem oito. Tomado literalmente, isso significaria que Rick and Morty “sairá do trem” e terminará com sua oitava temporada.

Isso pode parecer absurdo, mas vale a pena apontar que Rick and Morty costuma fazer piadas nesse sentido, e o Círculo de História em questão é, na verdade, criação de Dan Harmon.

No Brasil, Rick and Morty está agora disponível na Netflix.

Escolha o Streaming e tenha acesso aos lançamentos, notícias e a nossas indicações do que assistir em cada um deles.