Séries

Arrowverso não mostrou tudo sobre o Superman de Smallville; veja

Apesar do que aconteceu em Crise nas Infinitas Terras, Superman (Tom Welling) poderia secretamente ainda tem seus poderes, graças a um dispositivo de trama introduzido na sétima temporada de Smallville.

No mundo de Smallville, existe uma forma de pedra de meteoro chamada Kryptonita Azul, que remove o poder de Clark sempre que ele está perto.

O evento de crossover do Arrowverso, Crise nas Infinitas Terras, revisitou Clark Kent de Smallville anos após sua evolução para Superman. Foi revelado através de sua participação especial em Crise nas Infinitas Terras que ele desistiu de seus poderes para viver uma vida normal e criar uma família com Lois Lane (Erica Durance).

Quanto a como tal coisa poderia ser possível, muitos presumem que Clark conseguiu isso com Kryptonita Dourada.

Os vilões da décima temporada tentaram usá-la como uma arma contra ele, porque se ela entrasse em contato físico com ele, ele teria seus poderes removidos para sempre. Dado que a Kryptonita Dourada possui essa capacidade, faz sentido que tenha sido assim que Clark deixou de ser Superman.

Uma teoria alternativa é que Clark usou Kryptonita Azul em vez da Dourada. Elas têm efeitos semelhantes nas habilidades de Clark, mas há uma distinção importante. A Kryptonita Dourada tira suas habilidades e o deixa sem chance de recuperá-las, mas o tipo azul só o torna impotente enquanto estiver tocando seu corpo.

Em um episódio da sétima temporada, Clark conheceu Dax-Ur (Mark McClure), um cientista Kryptoniano que vivia na Terra com uma família humana.

Ele foi capaz de desfrutar de uma existência pacífica apenas porque usava uma pulseira de Kryptonita Azul. É possível que Clark tenha se lembrado disso e se inspirado em Dax-Ur quando ele tomou sua grande decisão.

O mistério da remoção dos poderes

Se Clark encontrasse uma maneira de manter um pedaço de Kryptonita Azul consigo o tempo todo, ele seria capaz de viver sem seus poderes pelo tempo que quisesse.

Muitos se perguntam se ele poderia ter conseguido isso com seu relógio, mas realmente poderia estar escondido em qualquer lugar. A coisa boa em fazer dessa maneira seria que ele seria capaz de se tornar Superman novamente se realmente precisasse.

Usar Kryptonita Dourada poderia ter consequências enormes, especialmente se a Terra enfrentasse uma ameaça que a Liga da Justiça de Smallville não poderia lidar sem sua ajuda. Se isso acontecesse, seria tarde demais para Clark retomar sua escolha. Mas com a Kryptonita Azul, a Terra ainda poderia depender dele como último recurso.

O cenário dos poderes de Clark apenas sendo removidos temporariamente explicaria algumas coisas sobre o seu final em Crise nas Infinitas Terras. Em primeiro lugar, parecia surpreendente que ele estivesse disposto a tolerar a presidência de Lex Luthor.

Ele sabia que Lex ainda estava lá fora quando ele desistiu de suas habilidades, mas pode ser que ele sempre estivesse preparado para voltar à ação contra Lex se fosse necessário.

Além disso, há a reação de Clark ao Lex Luthor de Jon Cryer. Ele não se sentiu ameaçado pela presença de Lex, e isso poderia ser porque ele sabia que tinha uma maneira de recuperar instantaneamente seus poderes.

Independentemente disso, a questão de saber se o Superman de Smallville usou Kryptonita Azul ou Dourada é provavelmente uma questão que ficará sem resposta e é melhor deixar para a interpretação do espectador.

A série Smallville está agora disponível no Globoplay.

Escolha o Streaming e tenha acesso aos lançamentos, notícias e a nossas indicações do que assistir em cada um deles.