Séries

Conheça a história secreta de Pokémon

A série Pokémon geralmente se limita a ter enredos e histórias localizadas para cada um de seus jogos. Essas histórias foram frequentemente criticadas como sendo bastante semelhantes de jogo para jogo.

A fórmula consiste em uma equipe do mal que rouba Pokémon das pessoas, com um líder que quer criar um novo mundo usando o lendário jogo. No entanto, desde a Geração 4, Game Freak tem usado essa fórmula para plantar as sementes e introduzir uma dimensão alternativa no universo de Pokémon.

Normalmente, as dimensões alternativas encontram seu lugar nas teorias e especulações dos fãs, que a série Pokémon tem em abundância.

Embora haja uma quantidade decente de especulação, a existência de uma dimensão alternativa no universo de Pokémon é completamente canônica como em Alpha Sapphire e Omega Ruby, com vários pedaços obscuros de conhecimento de Pokémon por trás disso.

Na verdade, Game Freak tem sugerido este enredo de dimensão alternativa desde Pokémon Platinum.

Dimensão alternativa

A história de Platinum é bastante normal para jogos de Pokémon. O líder da equipe Galatic, Cyrus, está tentando usar os três lendários Pokémon Lake Spirit e duas orbes antigas para invocar os Pokémon que criaram o Tempo e o Espaço, Dialga e Palkia. Cryus quer usar esses dois para criar sua própria dimensão.

Uma parte importante da Geração 4 é o Mito da Criação de Sinnoh que os jogadores podem ler na Biblioteca Canalave e Celestic Town.

Resumindo, o mito conta a história de como o mundo foi criado, com um Pokémon conhecido como o “Original” criando Dialga, Palkia e Giratina. De acordo com o mito, Dialga e Palkia criaram o tempo e o espaço, os Guardiões do Lago criaram os espíritos e Giratina criou a matéria.

O plano de Cyrus não funciona porque ele não conhece a importância de Giratina para o Mito da Criação de Sinnoh.

No entanto, jogos posteriores podem introduzir outra falha no plano de Cyrus, já que Pokémon X e Y introduziram a importância dos espíritos. Um antigo rei introduzido nesses jogos, AZ, tenta usar as almas de Pokémon para criar uma “arma definitiva”.

A quantidade de energia que os esforços de AZ criam danifica tanto o tecido do espaço que, de acordo com Pokémon Alpha Sapphire e Omega Ruby, uma dimensão alternativa inteira foi forçada a existir.

O fato de as almas dos Pokémon serem poderosas o suficiente para danificar o próprio espaço é um detalhe importante que se conecta ao Mito da Criação de Sinnoh, já que o “Original” é considerado uma manifestação física das almas de cada Pokémon.

Este “Original” não é outro senão Arceus, outro lendário da Geração 4 que criou Dialga, Palkia e Giratina. Isso significa que as almas dos Pokémons são, na verdade, apenas um pequeno fragmento do equivalente a um deus no universo de Pokémon.

Recapitulando rapidamente, um antigo rei conhecido como AZ fez com que uma segunda dimensão fosse criada usando as almas de Pokémon, que são fragmentos do poder de Arceus.

No entanto, uma das coisas para as quais não há uma resposta aparente é o que exatamente é a dimensão alternativa, ou se ela apareceu em um jogo de Pokémon.

Existem duas teorias principais sobre o que é exatamente a dimensão alternativa: Ultra Space, de Ultra Sun e Ultra Moon, ou a linha do tempo retratada nos remakes de Pokémon.

A última teoria tem menos sustentação. Devido à forma como remakes como Leaf Green e SoulSilver mudam e atualizam as histórias desses jogos, faria sentido que esses remakes ocorressem em sua própria dimensão, enquanto os jogos originais aconteciam em uma dimensão “principal”, por assim dizer.

A principal evidência de que esta segunda dimensão são as linhas do tempo do remake é que Looker, um agente policial internacional introduzido pela primeira vez em Pokémon Platinum, aparece em Alpha Sapphire e Omega Ruby.

Looker aparecendo nesses remakes da Geração 3 não é uma prova inerente. No entanto, ele aparece com um caso grave de amnésia. A última vez que ele apareceu em um jogo de Pokémon foi quando começou a investigar os buracos de minhoca Ultra em Ultra Sun e Ultra Moon.

Dizem que viajar por esses buracos de minhoca leva alguém a uma nova dimensão, dando-lhe um caso desagradável de amnésia no processo. Em suma, esta teoria sugere que Looker viajou da série principal de jogos para a dimensão alternativa de “remake”.

A segunda teoria principal sobre qual dimensão alternativa é que ela é simplesmente Ultra Space apresentado em Sun e Moon. A principal conexão com Ultra Space vem da Fundação Aether de Sun e Moon.

A Fundação Aether se concentra na pesquisa do Ultra Space e aparentemente teoriza que Arecus é de alguma forma essencial para fechar os Ultra Wormholes que levam ao Ultra Space. Eles não apenas têm uma cópia do Mito da Criação de Sinnoh em seus computadores, mas também criaram um Arceus artificial por meio do Tipo: Nulo.

A Fundação Aether supostamente criou o Tipo: Nulo para explorar mais de perto esta conexão entre o Arceus e o Ultra Space. Parece que há uma conexão muito clara entre o Ultra Space e o Arceus, o que pode adicionar evidências à ideia de que Arecus criou o Ultra Space.

No entanto, neste ponto, isso é o mais longe que esta história vai. A DLC Crowned Tundra de Sword e Shield apresenta um Ultra Wormhole, que é usado para explicar por que inúmeros Pokémon lendários podem ser encontrados na área.

Parece que Game Freak está construindo uma história de duas dimensões que se cruzam, com investigações sendo feitas por grupos-chave do universo, como a Fundação Aether e o Macro Cosmos da região de Galar.

Isso talvez pudesse ser concluído na mesma região em que começou, já que rumores de um remake de Diamond e Pearl aumentaram recentemente. Independentemente da direção da Game Freak, é muito interessante ver como a Game Freak vem construindo a tradição por trás dessa segunda dimensão secreta desde Pokémon Diamond e Pearl.

Escolha o Streaming e tenha acesso aos lançamentos, notícias e a nossas indicações do que assistir em cada um deles.