Séries

Episódio de Os Simpsons causa polêmica entre os fãs

Com mais de setecentos episódios, Os Simpsons está cheia de personagens menores que desapareceram após apenas uma aparição. No entanto, há um personagem que, depois de aparecer em um dos episódios mais sombrios da série, permanece controverso: Frank Grimes.

Dublado pelo conhecido ator da série Hank Azaria, o único papel principal de Grimes foi em “Homer’s Enemy”, da oitava temporada de Os Simpsons, um episódio escrito por John Swartzwelder.

Apesar de uma vida cheia de dificuldades e provações aparentemente intermináveis, Grimes se formou em física nuclear e foi destaque em um segmento do noticiário de Kent Brockman.

Após esse evento, Grimes foi oferecido um cargo na Usina Nuclear de Springfield. No entanto, depois de chegar, Grimes rapidamente encontrou seu oposto em Homer Simpson, o despreocupado no centro da série.

Polêmico episódio

Apesar das tentativas bem-intencionadas, mas míopes, de Homer de fazer amizade com ele, Grimes acabou tendo nada além de animosidade por Homer. Logo, depois que salvar a vida do patriarca Simpson resultou em um rebaixamento, Grimes declarou que ele e Homer eram inimigos.

Não acostumado a esse tipo de rejeição, Homer se esforçou ainda mais para impressionar Grimes, apresentando-o à família e compartilhando suas muitas conquistas. No entanto, tudo isso enfureceu Grimes ainda mais, pois ele via Homer como “tudo o que há de errado com a América”.

Grimes logo tentou humilhar Homer, mas os colegas de trabalho de Simpson acabaram celebrando-o, ganhando assim outra vitória acidental fácil, apesar de sua idiotice. Em resposta a esse desprezo, Grimes tem um colapso e imita a atitude descuidada de Homer. Eventualmente, Grimes morreu após agarrar os fios elétricos com as mãos nuas.

Grimes foi citado algumas vezes desde “Homer’s Enemy”, com seu túmulo – sem cuidado e sem luto – frequentemente visto no cemitério de Springfield.

O filho ilegítimo de Grimes, Frank Grimes Jr., apareceu no episódio “The Great Louse Detective”, da décima quarta temporada de Os Simpsons, tentando assassinar Homer como vingança pela perda de seu pai.

No entanto, ele foi impedido por Sideshow Bob, que havia sido designado para proteger Homer pela polícia. O próprio Grimes – ou pelo menos seu fantasma – apareceu mais tarde em “Treehouse of Horror XXVIII”, ao lado de Sideshow Bob, Kang e o Leprechaun Furioso.

Embora o impacto de Grimes na série não tenha sido massivo, o que aconteceu com ele foi sentido mais intensamente no mundo real. A morte de Frank Grimes tem sido um ponto de controvérsia desde que “Homer’s Enemy” foi ao ar pela primeira vez.

Algumas interpretações do episódio afirmam que Grimes está certo por ter tantos problemas com o preguiçoso e perpetuamente sortudo Homer, enquanto outras veem Grimes e seu destino como uma condenação de pessoas que se tornam amargas com o sucesso dos outros.

Ainda assim, a maioria concorda que o súbito colapso e morte de Grimes é uma cena particularmente sombria.

Também não ajudou o fato de “Homer’s Enemy” ter sido um dos episódios finais da oitava temporada de Os Simpsons, que marcou o fim da Era de Ouro da série.

Embora nos primeiros episódios de Os Simpsons Homer seja um imbecil desajeitado, mal-humorado e de raciocínio lento, sua atitude bem-intencionada, comportamento doce e seu amor genuíno por sua família e amigos o tornam um personagem agradável.

No entanto, nas temporadas que se seguiram a “Homer’s Enemy”, os enredos começaram a girar mais em torno de Homer ser casualmente cruel com seus entes queridos e desenvolver uma visão mais egoísta do mundo. Esta nova versão do Simpson é conhecida como “Homer Idiota”.

“Homer Idiota” pode ser visto como um resultado direto dos traços negativos de Homer sendo amplificados em “Homer’s Enemy” para mostrar o ponto de Grimes, explicando por que alguns na comunidade de fãs realmente não gostam desse episódio em particular.

Isso marca uma grande virada na série e é, portanto, um presságio para uma mudança no tom geral de Os Simpsons.

Embora “Homer’s Enemy” seja uma exploração inteligente dos personagens e do universo da série, também é uma tragédia angustiante da sociedade moderna através dos olhos de Frank Grimes e, portanto, permanece bastante controverso.

Escolha o Streaming e tenha acesso aos lançamentos, notícias e a nossas indicações do que assistir em cada um deles.