Personagem é a maior tragédia de Os Simpsons

Publicadohá pouco tempo
Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

Apesar da natureza frequentemente caricatural da série, Os Simpsons é silenciosamente repleta de personagens e conceitos trágicos e comoventes.

Isso se estende muito além da família do título, com muitos personagens sem importância tendo vidas terríveis que, se interpretadas de forma dramática, transformariam o seriado em um verdadeiro show de lágrimas.

Continua depois da publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

Um dos conceitos mais trágicos na totalidade de Os Simpsons é o destino de Eleanor Abernathy, uma jovem ambiciosa e brilhante que acabou se tornando a residente Velha Louca dos Gatos do programa.

Grande tragédia

“Springfield Up” da 18ª temporada foi a primeira indicação completa da verdadeira história da personagem. O episódio é uma paródia da série de documentários Up, que enfocou o crescimento e o desenvolvimento de várias crianças britânicas ao longo de décadas de suas vidas.

“Springfield Up” é um documentário dentro do universo de concepção semelhante por Declan Desmond, com foco nas vidas de vários cidadãos de Springfield ao longo dos anos. Enquanto a maior parte da trama se concentra na experiência de Declan com Homer, trechos de outras histórias de personagens são explorados no episódio.

Isso inclui a história de Eleanor Abernathy, uma jovem que originalmente estava na mesma faixa etária de Homer e Marge.

Crescendo e frequentando a escola primária de Springfield, Eleanor era essencialmente a Lisa Simpson de sua idade – uma jovem estudiosa e ambiciosa que acreditava firmemente que era capaz de fazer qualquer coisa que quisesse.

Considerando sua idade, isso também significava que ela provavelmente era a pioneira em tais pensamentos em Springfield, tipicamente culturalmente atrasada. Aos 16, Eleanor já estava estudando para a educação da Ivy League. Aos 24 anos, ela se formou na Harvard Medical e na Yale Law School.

Servindo ao público como advogada e médica, Eleanor parecia perfeita. Mas quando “Springfield Up” a revisitou após seu 32º aniversário, Eleanor revelou que ela estava “exausta” com as pressões de sua vida ambiciosa.

Retirando-se para seu apartamento e adotando um gato chamado Buster, Eleanor começou a recorrer ao álcool para se acalmar. Cada vez mais obcecada por ambos, foi apenas oito anos depois que Eleanor perdeu tudo em sua vida.

Visitada novamente por Declan, Eleanor agora vive nas ruas de Springfield e coleta gatos selvagens em toda a cidade – a formada pela Ivy League agora aparentemente só é capaz de se comunicar através de gritos e gatos atirados.

Eleanor passou a ser mais comumente conhecida apenas como a “Velha Louca dos Gatos”, sem nenhuma menção a suas realizações.

Para tornar as coisas ainda mais trágicas é que, ocasionalmente, o brilho de Eleanor vai espiar através de sua personalidade atual, como quando ela apresenta uma voz impressionante em “Monty Burns ‘Fleeing Circus” da 28ª temporada.

Em “A Midsummer’s Nice Dream” da 22ª temporada, Marge até tentou ajudar Eleanor a superar suas tendências de acumulação, e por um breve momento ajudou Eleanor a recuperar um senso de sua antiga identidade.

Mas em uma tentativa de quebrar a própria obsessão de Marge por acumular, Homer é forçado a reunir Eleanor com a neurose que ela acabou de superar.

A história de Eleanor raramente é reconhecida, em vez disso, o programa a utiliza mais para piadas rápidas do que para explorar o conceito de uma mulher brilhante que chegou ao seu ponto mais baixo.

Com sua história completa exposta, Eleanor poderia ser vista como o pior cenário possível para Lisa. Uma jovem brilhante que quer desafiar o mundo, Eleanor acabou quebrada pelo alcoolismo, um elemento comum à maioria dos adultos em Springfield.

Embora episódios de Os Simpsons ambientados no futuro sugiram que Lisa não terá o mesmo destino e, em vez disso, suba na hierarquia para concorrer a um cargo público, ainda é um lembrete angustiante e trágico de como alguém tão brilhante pode desabar.

Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio